Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra Oscar Sala lança disciplina de pós-graduação “Economia, Cultura e Poder na Internet”

por Fernanda Rezende - publicado 18/02/2021 17:35 - última modificação 08/04/2021 12:21

Disponível para alunos de mestrado e doutorado, a disciplina apresentará aspectos técnicos, jurídicos, econômicos e culturais da internet, bem como promoverá a reflexão sobre políticas públicas da e para a área.

Uma nova disciplina da pós-graduação da Universidade de São Paulo apresentará um panorama circunstanciado e crítico da internet, aprofundando o conhecimento sobre suas riquezas, seus desafios e conflitos. Disponível para alunos do mestrado ou doutorado de qualquer curso da USP, a grade apresentará a história da rede mundial de computadores, os impasses presentes e as tendências que já se delineiam para o futuro.

A disciplina “Economia, Cultura e Poder na Internet” será oferecida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação em associação à Cátedra Oscar Sala, sediada no IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP e resultado de uma parceria da Universidade com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, o NIC.br, e com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br.

A nova matéria foi concebida como um painel multidisciplinar e estruturada em módulos temáticos distintos e complementares, compreendendo aulas teóricas e seminários. Aspectos históricos, técnicos, jurídicos, econômicos e culturais fazem parte do escopo do curso.

Estão previstos 15 encontros estruturados em quatro módulos: (1) Fundamentos técnicos e conceitos da Internet; (2) Economia Política da Internet; (3) Direito na Era Digital; e (4) Internet e cultura.

As aulas abrirão para os alunos janelas para uma compreensão atualizada da natureza da Internet, seus protocolos e sua governança, bem como de seus efeitos na conformação das redes sociais, nas relações jurídicas entre pessoas, organizações e países, no mercado (com uma economia de dados que envolve novas formas de geração de valor), na arte e nas humanidades em geral.

Conheça mais aqui: e.usp.br/h82.

Serviço:

Disciplina “Economia, Cultura e Poder na Internet”
Número de créditos: 4
Disponível para todos os alunos de mestrado e doutorado regularmente matriculados em qualquer curso da USP
Pré-matrícula: de 22/02/2021 a 7/03/2021
Data inicial: 25/03/2021
Horário: quintas-feiras, das 17h às 19h45
Forma de oferecimento: a distância via plataforma de conferência remota