Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra promove segundo webinar sobre Provão Paulista

Cátedra promove segundo webinar sobre Provão Paulista

por Thais Cardoso - publicado 17/08/2023 14:13 - última modificação 17/08/2023 14:13

Evento realizado pela Cátedra Instituto Ayrton Senna, sediada no IEA-RP, vai discutir participação dos estudantes, formato da avaliação e incentivo dos educadores

Previsto para começar em novembro deste ano, o Provão Paulista - novo exame seriado para ingresso nas universidades estaduais paulistas criado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - tem gerado dúvidas em estudantes e profissionais da área. Para ampliar a discussão sobre ele, a Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, promove no dia 23 de agosto, a partir das 16h, o segundo webinar da série “O Provão Paulista e o Acesso ao Ensino Superior”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. O evento será transmitido pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do IEA-RP no Facebook. Haverá envio de certificado de participação mediante preenchimento de um formulário que será disponibilizado no chat das plataformas durante a transmissão.

Os palestrantes serão o pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da USP e membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, Renato Pedrosa; o diretor-presidente da Fundação Vunesp e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Nivaldo Hespanhol; e  pró-reitor adjunto de Graduação da USP Marcos Garcia Neira. A mediação será feita pela titular da Cátedra, Maria Helena Guimarães de Castro.

Entre os assuntos abordados no encontro estão as possibilidades de participação dos estudantes no Provão Paulista, as provas que serão desenhadas pelas universidades e formas dos educadores incentivarem a adesão dos alunos à avaliação.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre a Cátedra

A Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional é um espaço para debater o papel das avaliações no Brasil, seus diferentes modelos, formatos, técnicas e complementaridades. Além disso, é um núcleo de discussão sobre os usos dos dados e indicadores gerados por meio das avaliações, as inovações possíveis para aprimorar o que já é feito, incorporando novas abordagens. O trabalho inclui ainda realizar advocacy e buscar redes educacionais parceiras para a realização de projetos pilotos dentro dessa temática. A Cátedra tem duração prevista de quatro anos.