Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Celso Lafer é o novo membro do Conselho Deliberativo do IEA

Celso Lafer é o novo membro do Conselho Deliberativo do IEA

por Vinícius Sayão - publicado 30/11/2017 16:55 - última modificação 15/12/2017 15:12

Ex-ministro das Relações Exteriores ocupará o cargo destinado a um docente da USP em atividade ou aposentado, na cadeira vacante do professor Eugênio Bucci, da ECA
Celso Lafer
Celso Lafer, da Faculdade de Direito da USP

Ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Lafer, professor da Faculdade de Direito da USP, é o novo membro do Conselho Deliberativo (CD) do IEA. Ele assumirá a vaga até agora ocupada pelo professor Eugênio Bucci, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Com mandato de dois anos de duração - podendo ser reconduzido ao final do período -, Lafer ocupará o cargo destinado a um docente da USP em atividade ou aposentado, que é escolhido pelo reitor da Universidade a partir de uma lista tríplice definida pelo Conselho Deliberativo.

Ex-professor titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP, Lafer foi ainda ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em 1999, e ministro das Relações Exteriores em duas ocasiões, em 1992, no governo de Fernando Collor, e de 2001 a 2002, nos últimos dois anos do governo Fernando Henrique Cardoso. Também foi embaixador e chefe da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas e a outros organismos internacionais sediados em Genebra, na Suíça.

Em 2006, Lafer foi eleito para ocupar a cadeira 14 da Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Miguel Reale. Ele também é Membro da Academia Brasileira de Ciências. Formado em direito pela USP em 1967, conquistou os títulos de mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de Cornell, dos Estados Unidos, em 1967 e 1970, respectivamente. Em 1977 obteve livre-docência em Direito Internacional Público na USP.

Foto: Sandra Codo / IEA-USP