Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Caeni abre seleção para bolsas de doutorado e pós-doutorado em diplomacia científica

por Mauro Bellesa - publicado 27/03/2024 12:55 - última modificação 02/04/2024 08:38

O Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni) está com inscrições abertas até 4 de abril para seleção de um bolsista de doutorado e um bolsista de pós-doutorado para participação no projeto internacional Neworld@a.

Sesame
Um exemplo de sucesso em diplomacia científica é a cooperação de vários países do Oriente Médio na construção do Sesame (Synchrotron-Light for Experimental Science and Applications in the Middle East), centro de pesquisa com fonte de luz síncrotron que tem como membros Chipre, Egito, Irã, Israel, Jordânia (onde o centro está sediado, em Allan), Paquistão, Palestina e Turquia

O Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni), núcleo de apoio à pesquisa vinculado ao IEA, selecionará um bolsista de doutorado e um bolsista de pós-doutorado para participar do projeto internacional Neworld@a (Negotiating World Research Data – A Science Diplomacy Study), no âmbito de acordo de cooperação acadêmica com o Conselho de Pesquisa Europeu e a Universidade de Manchester, Reino Unido. Trata-se de uma pesquisa multinacional para a análise da história da diplomacia científica nos nos séculos 20 e 21.

Os interessados devem se inscrever até as 16h do dia 4 de abril. A seleção levará em conta as motivações para participar do projeto, expressas em carta de interesse, e o perfil do candidato. A relação dos selecionados para entrevista será divulgada no dia 8 de abril e as entrevistas ocorrerão nos dias 9 e 10 de abril. Os escolhidos para as bolsas serão conhecidos no dia 11 de abril.

Mais informações sobre as inscrições estão nos editais IEA-USP 03/24 (doutorado) e 04/24 (pós-doutorado), publicados na edição do Diário Oficial do Estado de São Paulo de 26 de março.

Os pesquisadores contemplados com as bolsas (com duração de 12 meses) iniciarão suas atividades no projeto no dia 15 de abril. As bolsas mensais serão de R$ 4.572,90 para o doutorando, com dedicação semanal de 30 horas, e de R$ 9.047,40 para o pós-doutorado, com carga de 40 horas semanais.

Foto: Erkcan/Wikimedia