Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Centro de Sínteses USP Cidades Globais oferece bolsas para alunos de graduação e pós

por Matheus Nistal - publicado 26/05/2023 14:35 - última modificação 26/05/2023 14:51

Candidatos têm até o dia 31 de maio para realizar a inscrição

Mogi das Cruzes O Centro de Síntese USP Cidades Globais está com edital aberto até o dia 31 de maio (às 16h da tarde) para seleção de alunos de graduação e pós-graduação que irão apoiar as pesquisas desenvolvidas no Programa Municípios Sustentáveis. Os selecionados receberão bolsas e contribuirão para as atividades vinculadas aos projetos que estão sendo desenvolvidos em municípios do estado de São Paulo sobre diferentes temáticas, como economia circular, turismo, lazer e esporte, e inovação.

Com duração de sete meses e previsão de início das atividades no dia 12 de junho, o programa selecionará dois alunos de cursos de graduação, recebendo R$ 400 cada, e três da pós-graduação, com bolsa no valor de R$1.400. Os recursos são provenientes do Programa Santander Políticas Públicas.

Os candidatos devem estar regularmente matriculados na USP, em qualquer área de atuação. A seleção levará em conta o histórico escolar e o currículo Lattes do aluno. As vagas serão preenchidas em três projetos:

• O primeiro deles, sobre economia circular, selecionará dois candidatos de pós-graduação e será coordenado pela professora Wanda Maria Risso Günther, da Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP).

• O segundo, sobre lazer, esportes e políticas setoriais, terá duas bolsas de graduação, com coordenação do professor Ricardo Ricci Uvinha, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP).

• O terceiro projeto, que se encarregará de fazer um levantamento de dados para o desenvolvimento de um ambiente de inovação nos locais, terá uma bolsa de pós-graduação e será coordenado pelo professor Felipe Mendes Borini, da Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP).

USP Cidades Globais

O programa USP Cidades Globais, lançado pelo IEA em 2016, é uma iniciativa que reúne e articula grupos de pesquisa da Universidade e colaboradores externos para desenhar propostas que visam a melhoria da qualidade de vida nas regiões metropolitanas.

A  abordagem do programa é transdisciplinar, reunindo pesquisas independentes e de diferentes áreas, mas com objetivos similares. Os estudos procuram embasar modelos que abranjam diversas esferas da vida nas cidades: mobilidade, poluição, saúde, educação, uso e ocupação do solo, lazer, entre outras. O projeto foi idealizado por Paulo Saldiva, então diretor do IEA, a partir de um pedido da reitoria da USP.