Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Chaimovich recebe título de doutor honoris causa da Universidad de La Fronteira

Chaimovich recebe título de doutor honoris causa da Universidad de La Fronteira

por Mauro Bellesa - publicado 20/03/2014 16:55 - última modificação 28/10/2015 09:07

Universidade chilena concedeu o título ao bioquímico da USP na abertura do ano letivo de 2014, no dia 13 de março, em Temuco.
Sergio Bravo e Hernan Chaimovitch
Sergio Bravo (esq.), reitor da Universidad de La Frontera, entrega o diploma de doutor honoris causa a Hernan Chaimovitch

O bioquímico Hernan Chaimovitch, ex-vice-diretor e ex-conselheiro do IEA, recebeu no dia 13 de março o título de doutor honoris causa da Universidade de La Frontera (Ufro), em Temuco, Chile. A cerimônia ocorreu na abertura do ano letivo e fez parte das comemorações dos 33 anos da Ufro, instituição parceira da USP no convênio que dá suporte à Cátedra Bernardo O'Higgins, sediada no IEA.

Sergio Bravo, reitor da Ufro, destacou na ocasião o apoio de Chaimovitch para o desenvolvimento científico e a internacionalização da universidade: "Graças às suas gestões e iniciativas, a Ufro logrou estabelecer uma relação de primeiro nível com uma das mais importantes universidades ibero-americanas, a Universidade de São Paulo".

Relacionado

Ao receber o diploma e a medalha do título, Chaimovitch agradeceu aos que lhe concederam a honraria e também ao reitor Víctor Pérez, "pela sólida formação que recebeu na Universidad de Chile", e ao reitor Sergio Bravo, "por fazer a todos entenderem que a visão estratégica de um reitor pode mudar não só uma universidade, mas também contribuir para a mudança de um país".

Ele recordou as tratativas que resultaram na Cátedra Bernardo O'Higgins e os propósitos da iniciativa: "Difundir a cultura, a inteligência chilena na universidade que é a mais importante do continente. Sem dúvida, o desconhecimento entre as culturas excede qualquer exercício de imaginação. A distância não é geográfica, mas cultural. A ideia da cátedra é justamente levar a cultura chilena à USP para que seja conhecida no Brasil, uma vez que São Paulo é um lugar de difusão, de produção de conhecimento e de apoio às mudanças sociais".

Foto: Universidad de La Frontera