Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ciclo de palestras mostra conceitos de robótica móvel ao público em São Carlos

Ciclo de palestras mostra conceitos de robótica móvel ao público em São Carlos

por Thais Cardoso - publicado 24/03/2015 15:15 - última modificação 11/08/2015 16:49

palestra Roseli CicloCerca de 60 olhares curiosos, na maioria de estudantes de ensino médio e superior, acompanharam na última quinta-feira, dia 19, uma pequena invasão de robôs no Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos. O evento foi parte do Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social, que tem como um de seus realizadores o Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP.

Na ocasião, a docente do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP Roseli Romero explicou detalhes interessantes sobre robótica móvel e também levou alguns exemplares de robôs, que se exibiram diante da plateia.

Roseli abordou em sua palestra conceitos básicos sobre robótica e mostrou como é a estrutura básica de um robô. Apresentou ainda algumas pesquisas na área realizadas na USP em São Carlos.

O grupo de pesquisa e extensão Warthog Robotics, também do ICMC-USP, levou ao saguão do Museu uma quadra onde pequenos robôs disputavam uma partida de futebol. Eles também demonstraram alguns movimentos do robô humanoide NAO, que é utilizado em diversas pesquisas na universidade.

Sobre o Ciclo de Palestras

Com o objetivo de mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social traz, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.