Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ciclo sobre pré-sal discute indústria de petróleo e gás natural, contratos e geopolítica

por Sandra Codo - publicado 10/04/2010 00:00 - última modificação 26/03/2014 16:26

"Modelos de Organização Industrial e Contratos em Petróleo e Gás Natural" e "Geopolítica da Energia e o Novo Papel do Brasil após a Descoberta do Pré-Sal" são os temas do segundo e terceiro seminários do ciclo "O Pré-Sal na USP". Os dois encontros acontecem no dia 23 de abril, no IEA.

presalmapa.jpg

Às 9h, no seminário "Modelos de Organização Industrial e Contratos em Petróleo e Gás Natural", a proposta é discutir as experiências internacionais, bem como a evolução dos quadros institucional, legal e contratual dos hidrocarbonetos no Brasil. Em especial, a análise crítica da universidade volta-se para os projetos de lei em discussão no Congresso Nacional.

O Brasil deve diversificar sua experiência atual baseada em contratos de concessão e adotar modelos de partilha de produção para os recursos a serem explorados a partir do pré-sal. Além disso, deve surgir uma nova empresa estatal, que dividirá atribuições com a Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo. Pesquisadores entendem que essas propostas requerem reflexões profundas, pois terão impactos de longo prazo sobre a indústria, sendo o caso de, eventualmente, buscarem-se soluções alternativas ou sugestões aos textos atualmente em tramitação no Legislativo.

O encontro terá como expositores Ben H. Welmaker Jr. (Baker & McKenzie LLP), Humberto Quintas (Devon Energy do Brasil), Claudia Zacour (Petrobras) e Maria D’Assunção Costa (Assunção Consultoria).

À tarde, a partir das 14h, o seminário "Geopolítica da Energia e o Novo Papel do Brasil Após a Descoberta do Pré-Sal" destina-se à discussão das transformações na geopolítica energética do Atlântico Sul, bem como das novas inserções da região no contexto global, após as descobertas das reservas do pré-sal. Se confirmadas as expectativas mais otimistas, essas reservas poderão alterar o peso relativo das nações latino-americanas no plano energético global. Uma das indagações é sobre o papel geopolítico que o Brasil deverá ocupar ao transformar-se em um exportador líquido de petróleo e gás natural.

A idéia é analisar com novos olhares a problemática da integração energética das Américas e a importância do pré-sal nesse contexto. A integração Norte-Sul das Américas deve sobrepor-se novamente às iniciativas de integração Sul-Sul (ilustradas pelo Mercosul e também pelo amplo processo de integração energética, construído a partir do gás natural, ao longo da década de 1990)?

Os expositores do seminário da tarde serão Susan Kaufman Purcell (Universidade de Miami, EUA), Rosío Vargas Suárez (Universidade Nacional Autônoma do México), Carlos Lessa (UFRJ) e Darc Costa (UFRJ).

O ciclo é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Energia da USP, com apoio do IEA, Escola Politécnica (EP), Instituto de Energia e Eletrotécnica (IEE), Faculdade de Economia e Administração (FEA), Instituto Oceanográfico (IO), Instituto de Geociências (IGc) e Fundação de Apoio à USP( Fusp). Os coordenadores são Ildo Luis Sauer e Edmilson Moutinho dos Santos (ambos do IEE-USP). A iniciativa tem o patrocínio da Petrobras.

Imagem: Petrobras

Assista aos vídeos: