Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ciclo sobre sustentabilidade inicia com debate sobre biocombustivel

Ciclo sobre sustentabilidade inicia com debate sobre biocombustivel

por Sandra Codo - publicado 30/03/2008 00:00 - última modificação 03/04/2013 16:44

O debate "Sustentabilidade em Biocombustíveis" busca discutir a utilização de critérios e indicadores de sustentabilidade para produção de etanol; a controvérsia alimento versus combustível; o avanço das áreas de desmatamento e possíveis causas associadas aos biocombustíveis; e o papel do desenvolvimento tecnológico no aumento do desempenho socioambiental dos biocombustíveis. O evento faz do ciclo organizado pelo Programa Temático Ambiental sobre Sustentabilidade, da Área de Ciências Ambientais do IEA.

No dia 11 de abril (sexta-feira), às 8h45, no IEA, acontece o debate "Sustentabilidade em Biocombustíveis", primeiro de um ciclo organizado pelo Programa Temático Ambiental sobre Sustentabilidade, da Área de Ciências Ambientais do IEA. O programa é uma parceria entre o Instituto e o Pólo Nacional de Biocombustíveis, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

Dois dos principais argumentos a favor do uso de biocombustíveis são o potencial que apresentam para a redução das emissões de carbono e o fato de suas fontes serem renováveis. Para tratar dessas características de sustentabilidade, o debate utilizará a cadeia produtiva do etanol de cana-de-açúcar como estudo de caso.

Isaías Macedo, do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Estratégico da Unicamp, fará a exposição "Balanço dos Gases de Efeito Estufa em Sistemas de Produção de Biocombustíveis — O Caso do Etanol Brasileiro". Os debatedores serão Marcos S. Jank, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e Delcio Rodrigues, da Vitae Civilis.

Entre os temas do debate estarão: a utilização de critérios e indicadores de sustentabilidade para produção de etanol; a controvérsia alimento versus combustível; o avanço das áreas de desmatamento e possíveis causas associadas aos biocombustíveis; e o papel do desenvolvimento tecnológico no aumento do desempenho socioambiental dos biocombustíveis.

A abertura do evento contará com a participação de Cesar Ades, diretor do IEA, Pedro Leite da Silva Dias, coordenador da Área de Ciências Ambientais e diretor do Laboratório Nacional  de Computação Científica; e Weber Amaral, coordenador do Pólo Nacional de Biocombustíveis da Esalq/USP e coordenador do Programa Temático Ambiental sobre Sustentabilidade.

8h45 — 9h Recepção
9h — 9h10
Abertura

Cesar Ades (diretor do IEA), Pedro Leite da Silva Dias (coordenador da Área de Ciências Ambientais do IEA e diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica) e Weber Amaral (coordenador do Pólo Nacional de Biocombustíveis, Esalq/USP, e coordenador do Programa Temático Ambiental sobre Sustentabilidade do IEA)