Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Centro de Síntese USP Cidades Globais participa do Circuito Urbano do ONU-Habitat

Centro de Síntese USP Cidades Globais participa do Circuito Urbano do ONU-Habitat

por Mauro Bellesa - publicado 05/10/2021 10:40 - última modificação 14/10/2021 10:51

O Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA participa nos dia 5, 6 e 14 de outubro de três eventos virtuais do Circuito Urbano . O circuito faz parte da programação Outubro Urbano, iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat).

Ilustração Circuito UrbanoO Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA participa nos dias 5, 6 e 14 de outubro de três eventos virtuais do Circuito Urbano, em dois deles como organizador. O circuito faz parte da programação Outubro Urbano, iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat). A programação pode ser assistida no canal do circuito no YouTube.

A participação do centro de síntese ocorre nos eventos:

  • Dia 5, 16h - Planejamento e Gestão de Cidades Marítimas diante dos Eventos Climáticos Extremos
    (link da transmissão);
  • Dia 6 - Os Impactos da Crise Climática na Vida de Crianças no Brasil: Migrantes, Refugiadas e Periféricas
    (link da transmissão);
  • Dia 14 - Novas Tecnologias e Descarbonização de Cidades
    (mais informações).

O circuito é organizado desde 2018 pelo escritório do ONU-Habitat no Brasil para dar visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diversos atores de todo o país durante o Outubro Urbano.  Desde a criação do circuito, já foram apoiados cerca de 400 eventos.

O tema deste ano é “Cidades na Linha de frente da Ação Climática”, a ser discutido em quatro linhas temáticas: Cidades Sustentáveis e Livres de Carbono; 2) Cidades Inclusivas e Justas; 3) Cidades Saudáveis; e 4) Cidades Resilientes.

O Outubro Urbano tem início anualmente no Dia Mundial do Habitat (primeira segunda-feira do mês) e se encerra no Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). Toda edição conta com dois temas para estimular o debate sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todos. Este ano, a questão central em debate é o papel das cidades na luta contra a emergência climática, em preparação para a Conferência do Clima (COP26), que acontecerá de 1º a 12 de novembro em Glasgow, Reino Unido. O tema do Dia Mundial do Habitat foi “Acelerando a Ação Urbana para um Mundo Livre de Carbono”. O Dia Mundial das Cidades tratará do tema “Adaptando Cidades para a Resiliência Climática”.