Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Código Florestal: o conflito entre a produção e a conservação ambiental

Código Florestal: o conflito entre a produção e a conservação ambiental

por Sandra Codo - publicado 05/09/2011 00:00 - última modificação 03/11/2014 10:56

Reunindo especialistas e integrantes da sociedade civil para discutir o Código Florestal brasileiro, será realizado, no dia 29 de setembro, o seminário "O Código Florestal Brasileiro: Entre a Produção e a Conservação Ambiental".

Relacionado

Vídeo do evento.

No dia 29 de setembro (quinta-feira), a partir das 14h, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, realiza-se o seminário "O Código Florestal Brasileiro: Entre a Produção e a Conservação Ambiental". O objetivo do encontro é reunir especialistas e integrantes da sociedade civil para discutir a proposta de revisão do Código Florestal em tramitação no Senado Federal. O seminário é organizado pelo Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA.

Segundo o coordenador do evento, Wagner Costa Ribeiro, do IEA e da FFLCH, se for confirmado no Senado, o texto aprovado pela Câmara dos Deputados pode inviabilizar o cumprimento  das metas de redução de emissões de gases de efeito-estufa sugeridas pelo governo federal na Conferência de Copenhague de 2009, além de diminuir drasticamente as áreas de preservação de vegetação original, o que representa uma série ameaça à conservação ambiental no Brasil, e reduzir as fontes de pesquisas de material genético.

Os três expositores do seminário são: José Eli da Veiga, professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, onde é pesquisador do Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa), e orientador do Programa de Pós-Graduação  do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP; Cristina Godoy de Araújo Freitas, promotora de justiça, coordenadora da Área de Meio Ambiente do Ministério Público de São Paulo; e Marcio Astrini, do Greenpeace, onde coordena a campanha sobre o Código Florestal,  tendo trabalhado nos últimos anos nas campanhas da madeira e da pecuária da organização.