Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Como promover um perfil empreendedor na universidade

Como promover um perfil empreendedor na universidade

por Sylvia Miguel - publicado 07/02/2017 16:55 - última modificação 09/03/2017 12:06

Presidente da RedEmprendia discute no IEA meios e métodos do aprendizado voltado ao empreendedorismo.
Empreendedorismo

Há quem diga que não se pode ensinar a empreender, mas que é possível aprender a empreender. Se por meio da educação é possível alcançar um perfil empreendedor, então as questões que se colocam são os objetivos, conteúdos, meios, métodos e até espaços para aprender e ensinar a empreender. Estranhamente, o tema não é usual em escolas ou universidades, e o conhecimento prévio do perfil de jovens envolvidos com o tema pode auxiliar nesse caminho, especialmente em relação às expectativas e atitudes do futuro empreendedor e sua percepção de empreendedorismo como opção de carreira.

Essas questões serão o foco do seminário que acontecerá no dia 15 de março, das 9h30 às 12h30, com conferência do professor Senén Barro Ameneiro, presidente da RedEmprendia e ex-reitor da Universidade de Santiago de Compostela.

Ministrado em espanhol e sem tradução simultânea, o debate ¿Son emprendedores nuestros jóvenes universitarios? ¿Les enseñamos a serlo? acontece na Sala de Eventos do IEA. Será gratuito e terá transmissão ao vivo online. Para participar é necessário se inscrever previamente.

A RedEmprendia foi responsável pelo projeto de pesquisa do Observatório de Empreendedorismo Universitário, que por meio de um levantamento feito pela internet em meados de 2016, buscou conhecer a intenção, o perfil e a atitude empreendedora de estudantes universitários da América Latina. Os resultados da pesquisa serão explorados pelo palestrante, que também irá apresentar os destaques do primeiro estudo sobre o perfil empreendedor do estudante universitário na Espanha e no México.

A RedEmprendia congrega 24 universidades de sete países ibero-americanos, além do site Universia e o Banco Santander, com o objetivo de promover a inovação e o empreendedorismo responsáveis. No Brasil, a rede é formada pela USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O encontro, organizado pelo Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (NPGT) da USP e pelo IEA, terá como debatedor o vice-presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), José Alberto Aranha, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, e José Antonio Lerosa de Siqueira, professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações e presidente da consultoria Inventura. A moderação será de Guilherme Ary Plonski, vice-diretor do IEA, que coordena a atividade.

Sobre o palestrante

Senén Ameneiro foi Reitor da Universidad de Santiago de Compostela (USC) entre 2002 e 2010 e preside a RedEmprendia desde 2010. É professor titular de Ciências da Computação e Inteligência Artificial na mesma instituição, por onde se licenciou e defendeu tese de doutorado na área de física.

Fundador da Asociación Española de Emprendedores Científico-Tecnológicos e sócio-fundador da Situm Technologies, spin-off incubada na USC. É membro da Real Academia Galega de Ciências.

Foi editor ou autor de sete livros. O mais recente, intitulado “+Universidad –Especulación”, foi lançado em 2013 pela editora Netbiblo. Autor de aproximadamente 300 artigos científicos. Atuou ou atua como membro de comitês de organizações científicas e editoriais.

Imagem: Visual Hunt

¿Son emprendedores nuestros jóvenes universitarios? ¿Les enseñamos a serlo?
15 de março, das 9h30 às 12h30
Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público, gratuito e com transmissão ao vivo pela internet. Em espanhol, sem tradução.
Link do evento