Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As pesquisas recentes sobre caos quântico em condensados Bose‐Einstein

As pesquisas recentes sobre caos quântico em condensados Bose‐Einstein

por Mauro Bellesa - publicado 12/03/2015 17:50 - última modificação 26/03/2015 16:46

Evento sobre condesado Bose-Einstein e caos quântico será realizado de 30 de março a 2 de abril, com pesquisadores brasileiros e da Rússia, Israel, França e EUA.

As novidades na pesquisa sobre a versão quântica do comportamento caótico de condensados de Bose-Einstein serão debatidas no Workshop on Bose-Einstein Condesation and Quantum Chaos, de 30 de março a 2 de abril, das 10 às 17 horas, na Sala de Eventos do IEA.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa Astrofísica Nuclear Não Convencional e contará com a participação de físicos do Brasil, Rússia, França, Israel e Estados Unidos. O workshop é gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. A língua do evento será o inglês (sem tradução).

O coordenador do grupo, Mahir Saleh Hussein, do Instituto de Física da USP, explica que nenhum sistema consegue atingir a temperatura mais baixa possível (-273,15 ºC) e que muito próximo a ela os átomos do sistema se condensam formando o chamado condensado Bose-Einstein, um novo estado da matéria onde todos os átomos  (100 milhões, por exemplo) se comportam como se fossem um único átomo. Esses sistemas podem apresentar dois tipos de comportamento: ordenado e com futuro previsível ou, com a mudança de variáveis, caótico, no qual o futuro torna-se desconhecido. A versão quântica deste comportamento caótico é conhecida como caos quântico.