Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência aborda a transição democrática no sudeste europeu

Conferência aborda a transição democrática no sudeste europeu

por Flávia Dourado - publicado 08/11/2013 17:45 - última modificação 27/10/2015 16:28

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA e pelo Núcleo de Políticas Públicas da USP, o evento acontece no dia 22 de novembro, às 14 horas, no Auditório do MAC.
António Costa Pinto
O historiador António Costa  Pinto será o conferencista
ASSISTA AO VÍDEO
CONFIRA AS FOTOS

Qualidade da Democracia no Sudeste Europeu é o tema da conferência que o historiador  António Costa Pinto, da Universidade de Lisboa (UL), Portugal, faz no dia 22 de novembro, às 14 horas, no Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, evento organizado pelo  Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA e pelo Núcleo de Políticas Públicas (NUPPs) da USP.

No encontro, o historiador fará uma análise comparativa da justiça de transição nos processos de democratização do sudeste europeu e da América Latina, incluindo o caso do Brasil. O conferencista também irá falar sobre a aplicação, no presente, dos conceitos de legados autoritários, justiça de transição e política, elaborados no passado.

António Costa Pinto é pesquisador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e professor do Instituto Universitário de Lisboa. Foi professor convidado em diversas instituições, entre as quais a Stanford University, a Princeton University e a University of California, nos EUA, e o Institut d´Études Politiques de Paris, na França. Seus estudos concentram-se nos temas: justiça de transição em novas democracias; democratização; autoritarismo e fascismo; e análises comparativas das mudanças políticas na Europa.

A coordenação da conferência é de José Álvaro Moisés, professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, diretor científico do NUPPs e coordenador do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia.

O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. O Auditório do MAC fica na rua Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pela web. Para mais informações, envie mensagem para clauregi@usp.br.