Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Em conferência com Angel Gurría, USP e OCDE iniciam aproximação para intercâmbio de conhecimentos

Em conferência com Angel Gurría, USP e OCDE iniciam aproximação para intercâmbio de conhecimentos

por Fernanda Rezende - publicado 03/05/2021 08:45 - última modificação 03/05/2021 15:46

Secretário-geral da Organização falará sobre a importância do conhecimento na reconfiguração do mundo a partir de agora.

Angel Gurria
Secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, fará conferência em evento do IEA
Angel Gurría, secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), será o conferencista principal no evento online “OCDE e USP: Reconfigurando o mundo a partir do conhecimento”, que acontece no dia 6 de maio, das 13h às 14h30. O encontro marcará o início de uma aproximação formal entre o organismo internacional e a Universidade. A transmissão acontecerá pelo site do IEA: www.iea.usp.br/aovivo.

Também participarão o embaixador Carlos Márcio Cozendey, representante do Brasil perante a OCDE; o reitor da USP Vahan Agopyan; o diretor do IEA Guilherme Ary Plonski; e o pesquisador do IEA Alberto Pfeifer, coordenador geral do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional (GACInt) do IRI-USP.

À frente da OCDE desde 2006, Gurría deixará a organização no final de maio e, ainda este ano, se tornará pesquisador no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Nesta conferência, ele fará uma reflexão sobre os caminhos possíveis para uma sociedade global impactada por processos transformacionais de escala planetária, como a pandemia de Covid-19, as mudanças climáticas e o uso de tecnologias da informação.

“No ensejo da trajetória de acessão do Brasil, o evento inicia a sistematização do relacionamento entre USP e OCDE, com vistas a compreender o funcionamento da Organização e facilitar o acesso às metodologias e recursos disponíveis”, avalia Pfeifer. Segundo ele, a aproximação formal também irá propiciar oportunidades de intercâmbios entre os especialistas da OCDE e a sociedade brasileira em geral e a comunidade USP, em particular.