Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência debate poder transformador da educação

Conferência debate poder transformador da educação

por Thais Cardoso - publicado 11/12/2017 11:45 - última modificação 11/12/2017 12:09

Promovido pelo IEA-RP, evento mostra interação entre Ciência, Arte e Educação na geração de cidadãos mais comprometidos

Para gerar cidadãos melhores e socialmente comprometidos, a Educação utiliza a Ciência e a Arte como complementos. Para discutir os cenários de interação entre Ciência, Arte, Educação e Sociedade nessa tarefa, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP realiza no dia 14 de dezembro, a partir das 8h30, no Espaço de Eventos do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, a conferência Múltiplas Facetas e o Poder Transformador da Educação.

O evento, que terá o formato de mesa redonda-brainstorm (apresentações curtas seguidas de discussão com o público) reunirá palestrantes com experiências em diferentes áreas do conhecimento, concentrando-se na proposta de apresentar múltiplas posturas na execução de atos solidários e de preocupação social. A conferência é organizada pelo docente do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP Norberto Garcia Cairasco, que também será o moderador das mesas.

A escolha dos palestrantes, testemunhas importantes destas visões, traduz a tentativa de escutar múltiplas versões, numa enorme janela temporal. Apesar de possíveis controvérsias, muitas delas apenas conceituais, no final estas visões/versões se somam com uma química que depende fundamentalmente de uma postura para execução de atos solidários e de preocupação social, mais do que individual.

A Educação como meta maior para os países se alimenta da Ciência, da Arte, da História e da Filosofia para gerar cidadãos melhores, socialmente comprometidos. Os cenários (escolas, universidades, hospitais, praças, entre outros) para a execução de tarefas ou promoção de reflexões sobre as interações entre Ciência, Arte, Educação e Sociedade são múltiplos e os palestrantes mostrarão caminhos já trilhados e estratégias futuras.

Mais informações: jhenrique@usp.br ou (16) 3315 0368.

Múltiplas Facetas e o Poder Transformador da Educação
14 de dezembro, 8h30