Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência discute fatores de risco e bem-estar nas organizações

Conferência discute fatores de risco e bem-estar nas organizações

por Thais Cardoso - publicado 19/09/2018 13:30 - última modificação 19/09/2018 14:43

Promovido pela FFLCRP-USP com apoio do IEA-RP, evento terá como palestrante o psicólogo e pesquisador em gestão de recursos humanos José Carlos Zanelli

Um ambiente de trabalho saudável traz não apenas satisfação aos colaboradores como também índices maiores de produtividade. Para construir organizações com esse tipo de ambiente, é preciso entender tanto os fatores de risco de doenças e acidentes quanto os fatores de proteção psicossocial, como confiança, resiliência e engajamento, entre outros.

Com o objetivo de aprofundar a discussão em torno desses temas, o Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) da USP recebe no dia 2 de outubro, a partir das 9 horas, a conferência Fatores de Risco, Proteção Psicossocial e Trabalho.

Na ocasião, o psicólogo e pesquisador José Carlos Zanelli vai abordar os indicadores de saúde e bem-estar no trabalho, os fenômenos psicossociais no contexto organizacional, como a cultura organizacional e as relações de poder interferem nos comportamentos e atitudes, e a articulação de fatores psicossociais relacionados ao trabalho.

José Carlos Zanelli tem pós-doutorados pela USP, PUC Campinas e Instituto Português de Oncologia do Porto, com foco respectivamente em ações de gestão estratégica, teorias e tratamento do estresse nas organizações de trabalho e gestão preventiva de riscos psicossociais. Atualmente, é diretor do Instituto Zanelli - Saúde e Produtividade, no qual promove congressos, cursos, palestras e assessorias.

O evento é realizado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP com o apoio do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT) do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Mais informações: iearp@usp.br | (16) 3315 0368.

Fatores de Risco, Proteção Psicossocial e Trabalho
2 de outubro, 9h