Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência discute justiça criminal e papel das polícias

Conferência discute justiça criminal e papel das polícias

por Thais Cardoso - publicado 04/11/2022 12:44 - última modificação 04/11/2022 12:44

Evento terá a participação do professor da UFMG Claudio Beato e é promovido por uma parceria entre o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP e a AICLP

O Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP e a Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa (AICLP) promovem no dia 8 de novembro, a partir das 14h, a conferência “Justiça criminal e polícia em perspectiva comparada”.

O evento será exclusivamente on-line, com transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube e pelo perfil do Instituto no Facebook. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Haverá envio de certificado aos participantes mediante preenchimento de formulário disponibilizado no chat das plataformas durante a transmissão.

O palestrante será o professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Claudio Beato. Ele vai fazer uma discussão sobre a justiça criminal e o papel das polícias no Brasil e na América Latina, trazendo dados comparativos de organizações policiais, da Justiça e do Ministério Público.

Claudio Beato tem graduação em Ciências Sociais pela UFMG, mestrado e doutorado em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente, é docente do Departamento de Sociologia da UFMG e coordenador do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (CRISP). É consultor em diversos estados brasileiros e países da América Latina para o desenvolvimento de programas e projetos de controle e prevenção da violência. Atua principalmente nos seguintes temas: criminalidade e violência, segurança pública, políticas públicas de segurança, estatísticas, criminalidade e polícia e análise urbana de crimes.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o grupo

A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais em https://sites.usp.br/iearp/criminologia-experimental-e-seguranca-publica.