Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência on-line discute monitoração eletrônica

Conferência on-line discute monitoração eletrônica

por Thais Cardoso - publicado 20/06/2023 16:22 - última modificação 20/06/2023 16:22

Evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental do IEA-RP e pela Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa

O Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP e a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa promovem no dia 30 de junho, a partir das 14h, a conferência “Monitoração eletrônica no Brasil: cenário e perspectivas”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. O evento é exclusivamente on-line e será transmitido pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do Instituto no Facebook. Haverá envio de certificado aos participantes que preencherem o formulário disponibilizado nos chats das ferramentas durante a transmissão.

A palestrante será a docente da Universidade Federal de Minas Gerais Andréa Maria Silveira. Ela vai apresentar o cenário atual, as polêmicas e os desafios que cercam o uso da monitoração eletrônica no Brasil. A utilização dessa ferramenta pelo sistema de justiça criminal brasileiro vem se expandindo desde 2010 e sua aplicação está presente em todos os estados atualmente.

Andréa Maria Silveira é graduada em Medicina, mestre em Sociologia e doutora em Sociologia e Política, todos pela UFMG. Atualmente é professora associada da Faculdade de Medicina da UFMG, pesquisadora do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (Crisp/UFMG) e líder do Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Nesatt/UFMG). Tem experiência na área de saúde coletiva, atuando principalmente em temas como saúde, trabalho, violência, crime e prevenção.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o Grupo de Pesquisa

A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais em https://sites.usp.br/iearp/criminologia-experimental-e-seguranca-publica.