Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência discute falhas do novo marco de CT&I e propõe melhorias

Conferência discute falhas do novo marco de CT&I e propõe melhorias

por Fernanda Rezende - publicado 20/04/2016 12:10 - última modificação 20/04/2016 13:41

Com exposição de Jorge Ávila, da Unirio, encontro acontece no dia 26 de abril, às 10h, na Sala de Eventos do IEA.

No Dia Mundial da Propriedade Intelectual, uma conferência no IEA irá discutir algumas das principais falhas do novo marco de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) do Brasil. Organizado pelo Observatório de Inovação e Competitividade (OIC) do IEA e com exposição de Jorge Ávilaa conferência Novo Marco de CT&I e o Sistema de Patentes focará nos entraves à inovação impostos pelo sistema nacional de propriedade intelectual.

O encontro acontece no dia 26 de abril, às 10h, na Sala de Eventos do IEA. A moderação será de Glauco Arbix, professor da FFLCH e membro do OIC. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

Ávila é professor de políticas públicas e planejamento governamental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio) e conselheiro da Firjan. Em sua fala, ele abordará os caminhos para aumentar a segurança dos direitos de propriedade intelectual e simplificar sua obtenção e uso no Brasil, a exemplo do que a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) registra como prática das nações mais inovadoras do mundo.

Segundo o conferencista, a despeito do conjunto de leis e ações lançadas nos últimos anos para a criação de um ambiente mais favorável à inovação, a indústria brasileira continua sem incentivo suficiente para inovar e não se empenha para ocupar posições de liderança tecnológica em praticamente nenhum campo. O resultado é a perda de posições do país nos últimos rankings mundiais de inovação.

“Os riscos para quem quer inovar são sabidamente elevados em qualquer lugar do mundo, mas podem ser compensados por expectativas elevadas de retorno, o que dificilmente ocorre em ambientes de insegurança quanto aos direitos de propriedade intelectual”, explica Ávila. As indústrias acabam inovando em associação com empresas de outros países, trazendo as novidades apenas para assimilação pela indústria nacional quando isso se mostra minimamente seguro e rentável. “Nos posicionamos na ponta final de assimilação de cada nova geração tecnológica, em quase todas as indústrias”, avalia.

Novo Marco de CT&I e o Sistema de Patentes
26 de abril, às 10h
Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, sem inscrição — Transmissão ao vivo pela internet