Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conservação de muriquis é tema da 1ª videojornada da Operação Primatas

Conservação de muriquis é tema da 1ª videojornada da Operação Primatas

por Mauro Bellesa - publicado 19/05/2020 00:25 - última modificação 22/05/2020 10:55

No dia 2 de junho, a partir das 14h, realiza-se a "1ª Videojornada da Operação Primatas: Abordagens para a Conservação dos Muriquis", organizada pelo Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação: História e Perspectivas do IEA, Operação Primatas do ICMBio-MMA e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Muriqui do Sul
O muriqui é um dos seis primatas brasileiros que correm sério risco de extinção

A primatologista Karen Strier, presidente da Sociedade Internacional de Primatologia e maior especialista mundial no estudo dos muriquis, será a conferencista da 1ª Videojornada da Operação Primatas: Abordagens para a Conservação dos Muriquis, no dia 2 de junho, a partir das 14h, com transmissão ao vivo no site do IEA.

A finalidade do evento é apresentar os objetivos e relatar parte das ações práticas da Operação Primatas, do Ministério do Meio Ambiente, além de explicar, de forma mais detalhada, os trabalhos para recuperar a população de muriquis (Brachyteles arachnoides). Maior macaco das Américas, o muriqui é exclusivo da Mata Atlântica e está severamente ameaçado de extinção.

Karen é professora da Universidade de Wisconsin-Madison, dos EUA, e dedica-se à pesquisa sobre os muriquis há 40 anos na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) da Fazenda Montes Claros, em Caratinga (MG). No evento, ela receberá o recém-criado Prêmio Operação Primatas.

O seminário terá mais três expositores: Leandro Jerusalinsky, coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e presidente da Sociedade Latino-Americana de Primatologia (SLAPrim); Edson Montilha, professor da UFSCar e diretor de Unidade de Conservação e Preservação da  Fundação Florestal de São Paulo; e Fabiano Rodrigues de Melo, professor da Universidade Federal de Viçosa e membro-fundador do Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica (Ipema) e do Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB). [Veja a programação]

A videojornada é uma realização do Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação: História e Perspectivas do IEA, Operação Primatas e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sima), com o apoio da várias instituições.

Operação Primatas

O Brasil possui 150 espécies de primatas, com 36 delas ameaçadas e seis criticamente ameaçadas de extinção, segundo os especialistas. A Operação Primatas é uma iniciativa interinstitucional que se propõe a catalizar a implementação dos planos de ação nacionais para a conservação das espécies ameaçadas, coordenados pelo ICMBio.

Essa atuação consiste na divulgação de informações e na busca de garantias para a reversão desse quadro, sempre em colaboração com todos que trabalham para a proteção dos macacos do Brasil. Com essa finalidade, a organização elegeu como de alta prioridade as ações em relação às seis espécies de primatas cuja sobrevivência está em situação mais crítica.

Programação



1ª Videojornada da Operação Primatas: Abordagens para a Conservação dos Muriquis
2 de junho, 14h
Transmissão ao vivo pela internet (evento gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição para assistir)
Mais informações: com Sandra Sedini, sedini@usp.br
Página do evento