Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Coordenador do polo RP e vice do polo SC do IEA são eleitos membros da Aciesp

Coordenador do polo RP e vice do polo SC do IEA são eleitos membros da Aciesp

por Fernanda Rezende - publicado 09/06/2015 18:15 - última modificação 10/08/2015 14:27

Fernando de Queiroz da Cunha integrará a área de Biociências da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, enquanto que Hamilton Brandão Varela estará na Química.
Fernando Queiroz Cunha Hamilton Varela
Queiroz Cunha e Varela Brandão, novos membros da Aciesp

O coordenador do polo de Ribeirão Preto do IEA, Fernando de Queiroz Cunha, e o vice-coordenador do polo de São Carlos e presidente da Comissão de Pesquisa do IEA, Hamilton Brandão Varela, foram eleitos nesta terça-feira, 9 de junho, membros da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). Além deles, outros 37 pesquisadores e cientistas foram escolhidos para integrar a Academia. Para participar da seleção, eles foram indicados por pelo menos dois membros titulares da Aciesp.

Professor titular do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Queiroz Cunha integrará a área de Biociências da Academia. Graduado em ciências biológicas, modalidade médica, é mestre em fisiologia e farmacologia e doutor em farmacologia. Ele já é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Regina Pekelmann Markus, do Conselho Deliberativo do IEA, é membro titular desta área da Aciesp.

Varela estará na área Química da Academia. Engenheiro químico, ele já integra o Ertl Center for Electrochemistry and Catalysis na cidade de Gwangju, Coréia do Sul, como membro fundador e managing scientist. De 2010 a 2014, foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Na USP, é professor do Instituto de Química de São Carlos e coordenador do Grupo de Trabalho em Sistemas Complexos do polo do IEA em São Carlos. Na Química da Aciesp, um dos membros titulares é Hernan Chaimovich, atual presidente do CNPq e ex-vice diretor do IEA.