Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Otávio Bueno contrasta o conceito de estilo na arte e na ciência

Otávio Bueno contrasta o conceito de estilo na arte e na ciência

por Mauro Bellesa - publicado 09/10/2013 19:15 - última modificação 11/10/2013 11:53

Conferência do professor de filosofia da University of Miami será no dia 17 de outubro, às 14 horas, no Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

O professor de filosofia Otávio Bueno, da University of Miami, EUA, faz conferência sobre as características básicas dos conceitos de estilo nas ciências e nas artes no dia 17 de outubro, às 14 horas, no Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

Na conferência, intitulada O Conceito de Estilo na Arte e na Ciência, Bueno vai explorar o que há de distintivo e de comum nas aplicações do conceito nos dois campos. Ele comenta que o historiador da ciência Alistair Crombie (1915-1996) considerava que na ciência há estilos bem definidos que caracterizam formas de investigação específicas (os estilos dedutivo, experimental, hipotético, taxonômico, estatístico e evolucionário). Bueno compara essa observação de Crombie ao fato de estilos pictóricos bem definidos (se considerada apenas a pintura), tais como o naturalismo, o impressionismo, o cubismo e o expressionismo abstrato, terem marcado movimentos importantes da história da arte.

Bueno é professor titular e chefe do Departamento de Filosofia da University of Miami. Dedica-se às áreas de filosofia da ciência, filosofia da lógica e filosofia da matemática. Mais recentemente passou a dedicar-se também à estética. É um dos editores da revista de epistemologia e filosofia da ciência  "Synthese".

A conferência é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia. O auditório do MAC fica na rua Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo, SP. Haverá transmissão pela web em www.iea.usp.br/aovivo. Para mais informações e inscrições, os interessados devem enviar mensagem para leila.costa@usp.br.