Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Nomeada comissão que conduzirá o processo eleitoral para diretor e vice-diretor do IEA

por Mauro Bellesa - publicado 12/01/2016 11:05 - última modificação 04/02/2016 10:22

Cinco docentes, sendo um deles externo à USP, constituem a Comissão Eleitoral do Processo de Eleição de Diretor e Vice-Diretor do Instituto.

Relacionado

Leia sobre  as mudanças que instituíram a eleição do diretor e vice-diretor do Instituto por meio de Colégio Eleitoral amplo.

Foi publicada no "Diário Oficial do Estado de São Paulo" desta terça-feira, 12 de janeiro, a Portaria 1/16 do diretor do IEA, Martin Grossmann, que institui a Comissão Eleitoral do Processo de Eleição de Diretor e Vice-Diretor do Instituto.

Os cinco membros da comissão são:

• João Steiner, astrofísico, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e ex-diretor do IEA;
  • Luiz Bevilacqua, engenheiro, professor emérito da Coppe-UFRJ, ex-reitor da UFABC e ex-presidente da Agência Espacial Brasileira;
  • Mayana Zatz, geneticista, professora do Instituto de Biociências (IB), onde coordena o Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL);
  • Regina P. Markus, farmacologista, professora do Instituto de Biociências (IB) e conselheira do IEA;
  • Sergio Adorno, sociólogo, diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e coordenador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV).

Steiner, Bevilacqua e Regina foram escolhidos pelo Conselho Deliberativo do IEA para as vagas na comissão destinadas, respectivamente, a um docente da Universidade, um membro externo à USP e um integrante do Conselho Deliberativo do Instituto.

Mayana e Adorno foram indicados pelo reitor Marco Antonio Zago para vagas destinadas a professores de unidades da Universidade vinculadas às principais áreas de atuação do IEA. Mayanna representa as ciências naturais e Adorno, as humanidades.

Esses critérios correspondem ao estabelecido no parágrafo 7º do artigo 46-A do Regimento Geral da USP, o qual, no parágrafo 6º do mesmo artigo define como atribuições da comissão em relação ao processo eleitoral divulgá-lo, incentivar a inscrição de candidatos adequados às demandas dos cargos de diretor e vice-diretor e promover debates públicos, atuando nas fases de inscrição de chapas, votação e apuração.