Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cultura, empreendedorismo e interatividade na era do dinheiro digital

Cultura, empreendedorismo e interatividade na era do dinheiro digital

por Sylvia Miguel - publicado 13/10/2016 10:15 - última modificação 19/10/2016 10:50

Moedas criativas e inovação no campo do empreendedorismo digital serão temas discutidos no dia 20 de outubro, na série Strategic Workshops da PRP-USP
Moeda Social Comunitária

Moeda social e empreendedorismo digital são temas da série Strategic Workshops

O Brasil já conta com uma rede de crédito social formada por 103 instituições, os chamados bancos comunitários. A experiência pioneira do Instituto Banco Palmas, de Fortaleza (CE), que criou metodologia para iniciativas do gênero, tende a se expandir. É crescente o número de pessoas no mundo que tomam crédito e se apropriam do conjunto de ferramentas da economia solidária, lembrou um dos maiores divulgadores da ideia no Brasil, o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Paul Singer, durante o Fórum Social Temático de Porto Alegre, realizado em janeiro.

O tema ganha ainda mais força com a digitalização dos serviços, dos mercados e da vida privada dos cidadãos. O dinheiro em sua versão digital – como os bitcoins e as moedas sociais, que são formas de pagamento e crédito não controlados por uma autoridade central – será um dos temas tratados em mais uma edição dos Strategic Workshops da USP, no dia 20 de outubro, das 9h às 18h.

O debate A Reinvenção do Dinheiro e a Emergência de Moedas Criativas, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP com apoio do IEA, trará especialistas das engenharias, humanidades e artes para discutir em três rodas de conversa o significado e o impacto das moedas digitais na civilização tecnológica. O encontro é aberto ao público e gratuito, com transmissão ao vivo pela internet. A inscrição prévia para participação presencial deve ocorrer via formulário.

O encontro marca o lançamento na USP da campanha MIL CLICKS de monetização de projetos, criada e coordenada por Gilson Schwartz, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, onde ministra aulas da disciplina “Economia da Informação e Novas Mídias”.

A campanha, desenhada pelo grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento da USP em parceria com Dentsu Aegis Network e UNESCO, está integrada ao programa Media and Information Literacy (MIL) da UNESCO. A agenda da UNESCO voltada às parcerias globais pela alfabetização midiática e informacional inclui a realização de sua primeira Assembleia Geral sobre o tema, que será sediada no Brasil. A Global MIL Week UNESCO 2016 acontece na ECA, de 2 a 6 de novembro. O programa internacional busca aumentar a consciência pública sobre a importância dos meios de comunicação e a literacia da informação a nível mundial.

A apresentação da agenda da UNESCO nessa área ficará a cargo do professor Schwartz, que também coordena o grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento. A professora da ECA Esther Império Hamburger apresenta a Cátedra UNESCO Media Literacy and Intercultural Dialogue, cátedra rotativa sediada um ano em cada país e na qual ela representa a USP. Nessa rodada estarão ainda o coordenador do Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST), da Escola Politécnica da USP; além do jornalista e educador Alexandre Le Voci Sayad, criador do Laboratório Media Education (MEL), voltado ao desenvolvimento de projetos pedagógicos multidisciplinares de comunicação.

“Tecnologias de Informação e Comunicação, Inovação e Cidades” é o tema da primeira sessão. Na sequência, os participantes debatem “Economia e Política na Sociedade do Espetáculo Audiovisual Digital”. A última roda aborda “Mídia, Informação e Cidadania como Moedas na Economia da Cultura”.

A série de encontros Strategic Workshops da USP busca articular pesquisadores e redes de pesquisa em torno de temas transdisciplinares. O objetivo é organizar e impulsionar áreas de excelência dentro da Universidade ou temas potenciais que mereçam maior articulação e visibilidade.

 

Programação

 

9h00

Abertura:

José Eduardo Krieger (PRP-USP)

Marcos Buckeridge (ACIESP)

Guilherme Ary Plonski (IEA-USP)

Apresentação da Agenda

Gilson Schwartz (CTR-ECA/ Global MIL Week -UNESCO-USP/Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento)

Esther Império Hamburger (CTR-ECA, MILID Chair Unesco-USP)

Edison Spina (EP-USP/CEST)

Alexandre Le Voci Sayad (Media Education Lab – MEL, GAPMIL América Latina e Caribe, UNESCO-USP)

9h30

Sessão 1

Tecnologias de Informação e Comunicação, Inovação e Cidades

Internet das Coisas e Fronteiras Tecnológicas da Monetização Criativa, Cidades (inteligentes, criativas, seguras, transparentes, participativas, lúdicas) e Universidades (ciência, tecnologia e inovação, clusters, hubs, plataformas, ecossistemas, modelos de negócios e novas teorias do desenvolvimento sustentável). Inovação, juventude e empreendedorismo em São Paulo. Perspectivas de integração da USP a redes estratégicas de inovação global.

Moderador: Pedro Mezgravis (FFLCH)

Guilherme Ary Plonski (IEA/EP/FEA-USP)

Ricardo Nakamura (EP-USP)

Bruno Padovano (NUTAU/FAU-USP)

José Roberto Amazonas (EP-USP)

Renata Lemos (Deakin University, Austrália)

Julio Moraes Lucchesi (Cidade do Conhecimento, ECA-USP)

Debate

12h00

Intervalo

14h00

Sessão 2

Economia e Política na Sociedade do Espetáculo Audiovisual Digital

Finanças, macroeconomia e microeconomia na economia da informação, demanda afetiva, criptomoedas e finanças comportamentais, teoria do valor digital e economia política das telecomunicações globais, cadeias de valor do audiovisual e caráter estratégico da esfera comunicativa global no Antropoceno. Informação e sustentabilidade global na vida digital. Disrupção contínua e inovação sustentável. Reciclagem, reuso e a transformação dos mercados em redes. Iconomia, Jogos e valor econômico da imaginação. A reinvenção do Nacional. Cadeias de valor, hubs, plataformas e fronteiras de produção, consumo, distribuição e financiamento na economia das redes. O impacto transdisciplinar da informação e o valor dos códigos. Segurança da informação, economia criativa e cultura audiovisual universal. A disrupção local e a superação da pobreza e da exclusão pela emancipação digital.

Moderadores: Lucy Mari (EP-USP) e Mateus Barros (FFLCH/CTR-ECA-USP)

Hélio Nogueira da Cruz (FEA USP)

Alfredo Bertini (Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual)

Fabio Contel (FFLCH-USP)

Lidia Goldenstein (L Goldenstein Consultoria, Fundação Bienal de São Paulo)

Thiago Vinícius de Paula da Silva (Agência Solano Trindade)

Weber Amaral (ESALQ USP)

Antonio Almeida (ESALQ USP)

José Roberto Kassai (FEA USP)

Debate

16h00

Sessão 3: Mídia, Informação e Cidadania como Moedas na Economia da Cultura

Literacia e Capitalismo 3.0, conhecimento e emancipação, paradigma audiovisual e inovação sustentável, novas narrativas para o desenvolvimento local, nacional e mundial, modelos teóricos e políticos convergentes com novas políticas de monetização das mídias, da informação e da cidadania. Relações entre manufatura, sustentabilidade ambiental e cultura digital. Memória, tecnologia e desenvolvimento econômico e socioambiental. Responsabilidade informacional, privacidade, direitos humanos e diversidade.

Moderador: Diego Viana (Diversitas-FFLCH-USP)

Karen Worcman (Museu da Pessoa/Diversitas-FFLCH-USP)

Marusa Vasconcelos Freire (Banco Central do Brasil)

Luli Radfahrer (ECA-USP)

Giselle Beilguelmann (FAU USP)

Alfredo Mannevy (SPCINE)

Eugênio Bucci (ECA /IEA/CCS  USP)

Debate

Relatoria - Gilson Schwartz, Pedro Mezgravis, Mateus Barros, Diego Viana

Imagem: Tupi/Flickr


A Reinvenção do Dinheiro e a Emergência de Moedas Criativas
20 de outubro, das 9h às 18h
Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Aberto ao público e gratuito; inscrição via formulário — Transmissão ao vivo pela internet
Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678