Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / David Sperling assume vice-coordenação do Polo São Carlos do IEA

David Sperling assume vice-coordenação do Polo São Carlos do IEA

por Mauro Bellesa - publicado 10/08/2023 10:20 - última modificação 10/08/2023 11:13

David Sperling é o novo vice-coordenador do Polo São Carlos do IEA, para mandato de quatro anos. Ele foi escolhido pelo reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, a partir de lista tríplice definida pelo Conselho Deliberativo do Instituto.

David Sperling - 8/8/23
David Sperling

David Sperling, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos, é o novo vice-coordenador do Polo do IEA naquela cidade. Ele foi designado no dia 2 de agosto para um mandato de quatro anos pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, que o escolheu a partir de lista tríplice definida pelo Conselho Deliberativo do Instituto, da qual constavam também Kalinka Castelo Branco, do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação, e Paulo Castral, do IAU.

Sperling assumiu a Vice-Coordenação no lugar de Frank Crespílho, do Instituto de Química de São Carlos, cujo mandato expirou.

O novo vice-coordenador participa há alguns anos do IEA, onde coordena o Grupo de Trabalho Arte, Ciência e Tecnologia do Polo São Carlos e participa do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado na sede do IEA, em São Paulo.

Os temas principais de suas pesquisas são: cartografias e mapeamentos; espaço, tecnologia e cultura; e interfaces entre arquitetura e arte contemporâneas.

Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e mestre e bacharel na área pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Sperling foi professor visitante da Universidade Humboldt de Berlim e da Universidade Leuphana de Lüneburg, ambas na Alemanha, e da Universidade Nacional do Litoral, da Argentina.

No IAU-USP, Sperling  coordena o Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC), desenvolve a pesquisa Cartografias: Tecnopolíticas e Geopoéticas e é coorganizador da plataforma Atlas do Chão (parceria do IAU-SP com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-RJ e patrocínio da Faperj e do CNPq).  Ele também integra o Eixo Cultura e Artes do Programa Eixos Temáticos da Reitoria da USP e o Conselho Deliberativo do Centro Universitário Maria Antônia (MariAntonia) da USP.

Apresentou projetos e trabalhos visuais nas 4ª, 10ª e 11ª Bienais de Arquitetura de São Paulo e no Storefront for Art and Architecture, em Nova York, EUA.  (NYC). Foi curador das exposições Homo Faber 3.0: Appropriations of Digital Fabrication from Latin America (2022), Homo Faber 2.0: Politics of Digital in Latin America (2018) e Homo Faber: Digital Fabrication in Latin America (2015).

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP