Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / José Pedro Costa assume secretaria no Ministério do Meio Ambiente

José Pedro Costa assume secretaria no Ministério do Meio Ambiente

por Sylvia Miguel - publicado 28/06/2016 11:40 - última modificação 06/07/2016 09:37

Professor José Pedro de Oliveira Costa, integrante do grupo Amazônia em Transformação, será o novo secretário da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.
José Pedro de Oliveira Costa - 1

José Pedro de Oliveira Costa é novo secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente

Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação, José Pedro de Oliveira Costa retorna ao cargo de secretário da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, que ocupou entre 1999 e 2002. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de 17 de junho.

Na gestão anterior como secretário de Biodiversidade e Florestas e do Ministério do Meio Ambiente, ajudou a criar várias Unidades de Conservação, protegendo cerca de 10 milhões de hectares em todo o Brasil.

Costa é considerado um dos criadores do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, maior parque nacional de florestas tropicais do planeta. A Unidade de Conservação, situada na divisa entre os estados do Amapá e do Pará, preserva 3,8 milhões de hectares no extremo norte do Brasil.

Arquiteto e urbanista, foi o primeiro Secretário Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (1986-1987). É membro fundador do Conselho do WWF-Brasil e da Fundação SOS Mata Atlântica.

Mestre em Planejamento Ambiental pela Universidade da Califórnia (EUA), doutorou-se em Estruturas Ambientais pela FAU-USP, onde é professor desde 1974. Por duas vezes foi presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, do sistema MAB-UNESCO. Antes da atual nomeação, era assessor da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.