Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Desigualdades e direitos humanos no campo e na cidade

Desigualdades e direitos humanos no campo e na cidade

por Sandra Codo - publicado 10/08/2012 00:00 - última modificação 08/04/2013 10:54

A promoção e a proteção dos direitos humanos em contextos sociais marcados por grandes desigualdades em termos de recursos econômicos, culturais e políticos é um desafio que será discutido no segundo módulo do ciclo de debates Direitos Humanos e Desenvolvimento, no dia 15 de agosto.

A promoção e a proteção dos direitos humanos em contextos sociais marcados por grandes desigualdades em termos de recursos econômicos, culturais e políticos é um desafio. No Brasil, um dos países com distribuição de renda mais assimétrica do mundo, as desigualdades contribuem para a recorrência de graves violações aos direitos da população rural e urbana.

Para discutir esse impacto da desigualdade, sociólogos e cientistas políticos da USP e da UFRJ reúnem-se no dia 15 de agosto, a partir das 16h, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), no debate Desigualdade e Direitos Humanos. Trata-se do segundo módulo do ciclo de debates Direitos Humanos e Desenvolvimento, realização da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) e do Ceuma.

A primeira discussão será sobre Desigualdade e Direitos Humanos no Campo, das 16h às 18h, com exposições de Ricardo Rezende, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, e Rossana Rocha Reis, do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP. "Desigualdade e Direitos Humanos na Cidade" será o tema da segunda parte do encontro, das 20h às 22h, com exposições de Vera da Silva Telles e Lúcio Kowarick, ambos do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP.

O evento conta com o apoio do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP e da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (Andhep).

registrado em: ,