Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Diagnóstico da educação no Brasil

Diagnóstico da educação no Brasil

por Sandra Codo - publicado 15/09/2001 00:00 - última modificação 02/06/2015 17:51

Estudos Avançados n° 42 publica dossiê sobre a educação brasileira: do fundamental ao ensino superior.

foto42a.gif

Lançada no dia 20 de setembro, na Faculdade de Educação, a revista Estudos Avançados nº 42 (maio-agosto/2001) dedica 368 de suas 486 páginas a um trabalho de fôlego sobre a educação brasileira, do ensino fundamental ao ensino superior: um dossiê que inclui a íntegra da mesa-redonda que reuniu especialistas da universidade, representantes do MEC e profissionais de educação durante todo o dia 27 de abril, mais 18 artigos sobre vários aspectos do sistema educacional.

Em relação ao ensino fundamental e médio, o dossiê contém artigos que vão das mudanças curriculares e reformas educacionais recentes até iniciativas de sucesso como a educação de crianças de rua e a Escola Itinerante do MST, passando pelas idéias dos educadores Anísio Teixeira (1900-1971) e Paulo Freire (1921-1997).

Além de todas as informações pontuais e análises do dossiê, a inclusão de textos como o de Freire permite a reflexão sobre questões básicas da prática educacional a serem enfrentadas. Freire comenta no texto publicado que "se estudar, para nós, não fosse quase sempre um fardo, se ler não fosse uma obrigação amarga a cumprir, se, pelo contrário, estudar e ler fossem fontes de alegria e prazer, de que resulta também o indispensável conhecimento com que nos movemos melhor no mundo, teríamos índices melhor reveladores da qualidade de nossa educação".

capa42.gifQuanto ao ensino superior, o dossiê destaca temas como os problemas atuais do setor, o conceito e a função da universidade pública, a atuação das universidades na formação dos professores de ensino fundamental e médio, vestibular, e os impactos das novas tecnologias de informação e comunicação nas universidades. O nº 42 traz ainda textos sobre história política e literatura.

Dada a importância e abrangência do dossiê "Educação, que já tem despertado muito interesse, a tiragem da edição foi ampliada de 2.500 para 3 mil exemplares.A edição contou com o apoio cultural de Suzano Papel, BR Petrobras, OPP Petroquímica S. A., Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp), Telefonica e Banespa.