Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / No IEA, diretor-geral da Pinacoteca apresentará seu plano para o museu

No IEA, diretor-geral da Pinacoteca apresentará seu plano para o museu

por Vinícius Sayão - publicado 21/07/2017 14:05 - última modificação 16/08/2017 15:27

Jochen Volz irá apresentar seu plano para o museu, além de dialogar com especialistas da área sobre temas relacionados
Jochen Volz
Jochen Volz, diretor da Pinacoteca

No próximo dia 7 de agosto, às 14h, o Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado promoverá um debate com Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo.

No encontro, que vai acontecer na Sala de Eventos do IEA, Volz irá apresentar seu plano paro museu e dialogar com especialistas da área e demais convidados sobre este e outros temas relacionados à gestão cultural. A coordenação do evento é de Martin Grossman, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e coordenador do grupo de pesquisa e da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Para debater com Volz, estarão presentes Ana Letícia Fialho, do ministério da Cultura; Benjamin Seroussi, da Casa do Povo; Daniel Rangel, do N+1 Arte Cultura; Felipe Arruda e Paulo Myiada, do Instituto Tomie Ohtake; Ilana Goldstein, da Universidade Federal de São Paulo; Joana Barossi, da Escola da Cidade; Jorge Schwartz, do Museu Lasar Segall; José Augusto Ribeiro, da Pinacoteca; e Luciana Guimareães, da Fundação Bienal de São Paulo.

Antes da Pina, Volz foi diretor de programação da Serpentine Gallerie, em Londres, de 2012 a 2015; diretor artístico do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, de 2005 a 2012; e curador do Portikus, em Frankfurt, Alemanha, de 2001 a 2004. Na Bienal de São Paulo, foi curador-chefe da 32ª edição, realizada em 2016, além de co-curador convidado da 27ª, em 2006. Em outras mostras internacionais, Volz foi o co-curador da 53ª Bienal de Veneza, em 2009, e da 1ª Aichi Triennial, em Nagoya, Japão, em 2010.

O grupo Fórum Permanente já promoveu encontro com Paulo Herkenhoff, diretor do Museu de Arte do Rio (MAR), e com representantes do Museu Johann Jacobs, de Zurique, Suiça, sempre debatendo questões relacionadas à gestão cultural e de museus.



Encontro com Jochen Volz
7 de agosto, às 14h
Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Sem inscrição prévia
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone: (11) 3091-1678
Página do evento

Foto: Christina Rufatto / Pinacoteca