Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Domingo Braile faz conferência sobre o desenvolvimento da instrumentação médica

Domingo Braile faz conferência sobre o desenvolvimento da instrumentação médica

por Mauro Bellesa - publicado 20/11/2006 00:00 - última modificação 28/03/2013 17:47

"Desafios da Inovação Tecnológica em Instrumentação Médica" é o tema da conferência do criador da empresa Braile Biomédica.

O último evento deste ano do Ciclo Temático sobre Inovação Tecnológica será a conferência "Desafios da Inovação Tecnológica em Instrumentação Médica", com o cirurgião e empresário Domingo Braile, no dia 28 de novembro (terça-feira), às 15h, no IEA. Os debatedores serão Adib Jatene, diretor do Hospital do Coração, e Adolfo Leirner, diretor do Centro de Tecnologia Biomédica do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Professor da Unicamp e da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Braile criou no final do anos 70 a empresa Braile Biomédica, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, para produzir válvulas cardíacas de pericárdio bovino, por ele idealizadas no Brasil. A partir do sucesso com as válvulas, a empresa se transformou num centro fabricante de cerca de 250 produtos, entre os quais válvulas biológicas porcinas, bomba de circulação extracorpórea, termômetros de agulha e retal, stents, cronômetro triplo, oxigenadores de membrana e bolha, reservatórios e filtros de sangue. A Braile Biomédica exporta 15% de sua produção para 21 países da América Latina, Europa, Oriente Médio e sul da Ásia.

Livre docente em cirurgia cardíaca desde 1994, Braile orientou 35 dissertações e teses. É editor chefe da Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Publicou 17 capítulos, editou um livro e tem 229 artigos publicados em periódicos especializados.