Donald Peterson discute o desafio de potencializar os benefícios da tecnologia cognitiva
A relação entre humanos e máquinas na era da tecnologia cognitiva e o desafio de fazer com que ela traga mais benefícios do que prejuízos a áreas como educação, trabalho, negócios e saúde serão o tema do seminário de Donald Peterson, no dia 26 de agosto, às 10h30, no IEA. O evento Life in the Cognitive Era terá moderação do engenheiro Antonio Mauro Saraiva, presidente da comissão de pesquisa do IEA, com transmissão ao vivo pela internet. Para participar presencialmente, é necessária inscrição prévia. A discussão será em inglês, sem tradução simultânea.
O avanço da conectividade, da inteligência artificial e dos robôs, dentre outros, trouxe a necessidade de um significativo processo de requalificação e redefinição dos papeis desempenhados em diversos setores da sociedade, explica Peterson, que é professor visitante do IEA em 2019. Para ele, o aumento da diferença de renda, tanto de uma área para outra quanto de uma classe social para outra, é um entre os muitos riscos que se apresentam.
O escocês argumenta que todas as tecnologias são "facas de dois gumes", podendo produzir bons e maus efeitos, ou até mesmo ambos concomitantemente, de acordo com a maneira como são usadas. Em sua fala no IEA, Peterson utilizará a estrutura analítica da "epidução", uma forma de raciocínio sensível ao contexto. O substrato físico da epidução é a função executiva associada principalmente ao córtex pré-frontal do cérebro humano.
Professor da Universidade de Shantou, na China, Peterson tem formação nas áreas de psicologia e filosofia. Seu trabalho envolve lógica, filosofia, psicologia e ciência da computação.
Life in the Cognitive Era
26 de agosto, às 10h30
Local: Sala Alfredo Bosi - Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária
Evento gratuito, com inscrição prévia
Transmissão ao vivo
Leia mais: http://www.iea.usp.br/eventos/life-in-the-cognitive-era