Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Dossiê da edição 49 é dedicado às mulheres

Dossiê da edição 49 é dedicado às mulheres

por Sandra Codo - publicado 10/02/2004 00:00 - última modificação 04/09/2015 15:33

Geração de empregos também faz parte de dossiê da edição 49 da Estudos Avançados

india.jpg

"Mulher, Mulheres" é o título do dossiê da edição 49 da revista Estudos Avançados, lançada no dia 11 de dezembro. O dossiê traz artigos e entrevistas sobre as lutas das mulheres brasileiras contra as discriminações e a violência e também sobre suas contribuições às ciências naturais e sociais, educação, filosofia e artes.

Um dos artigos é da filósofa Sueli Carneiro, diretora do Geledés Instituto da Mulher Negra, que trata da trajetória de lutas das mulheres negras no movimento feminista brasileiro. Segundo Carneiro, a perspectiva feminista clássica, que tem seu paradigma na mulher branca ocidental, gera contradições que impõem às mulheres negras a sua afirmação como um novo sujeito político, portador de uma nova agenda resultante de uma identidade específica, na qual articulam-se as variáveis de gênero, raça e classe.

A socióloga Eva Blay, coordenadora científica do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações de Gênero (NEMGE) da USP, é autora de artigo sobre a violência contra a mulher e políticas públicas que combatam esse problema. Como resposta à persistência desse tipo de violência, apesar das várias ações empreendidas nos últimos 30 anos, Blay enfatiza a necessidade da adoção de políticas públicas transversais que atuem modificando a discriminação e a incompreensão de que os direitos das mulheres são direitos humanos. "Para isso é fundamental estabelecer uma articulação entre os programas dos ministérios da Justiça, Educação, Saúde, Planejamento e outros."

A trajetória de uma das mais renomadas professoras da USP está presente com a publicação de texto da filósofa Marilena Chauí: o agradecimento que fez à homenagem que a FFLCH lhe prestou por ter recebido o título de Doutora "Honoris Causa" em filosofia pela Universidade de Paris VIII. A sessão "Criação" apresenta entrevista com a artista plástica Renina Katz, feita pela crítica Radhá Abramo.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

A edição também publica o minidossiê "Que Fazer para Gerar Empregos no Brasil?", com textos de José de Souza Martins, José Eli da Veiga, Walter Barelli, Claudio Salvadori Dedecca, Ignacy Sachs, Waldir Quadros, Clélio Campolina Diniz, Márcio Pochmann, Sergio Besserman e Luiz Marinho.