Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Biotecnologia é tema da "Estudos Avançados" 70

Biotecnologia é tema da "Estudos Avançados" 70

por Flávia Dourado - publicado 21/11/2010 00:00 - última modificação 15/05/2019 09:22

O dossiê da edição reúne textos sobre as relações do tema com a saúde pública, a agricultura e o desenvolvimento sustentável.

biotecnologiarev70.jpg"Estudos Avançados" chega à sua 70ª edição (setembro-dezembro/2010) com um dossiê totalmente dedicado à biotecnologia, coordenado pelo fisiologista Luiz Roberto Giorgetti de Britto, ex-diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e vice-diretor do IEA.

O dossiê destaca três vertentes fundamentais das aplicações da biotecnologia:

- a relação entre biotecnologia e desenvolvimento sustentável;

- as múltiplas interações da biotecnologia com as práticas médicas, veterinárias e farmacológicas;

- os usos da biotecnologia na agricultura.

Alfredo Bosi, editor da publicação, considera os estudos publicados no dossiê um referencial útil não só aos estudiosos de biotecnologia, mas também aos leigos, "que esperam dessas pesquisas uma contribuição segura para o desenvolvimento sustentável e o trato da saúde pública".

Como de costume, a edição traz também textos variados que refletem os interesses multidisciplinares do IEA. Bosi recomenda como de leitura sobremodo oportuna o balanço econômico da última gestão presidencial presente no artigo de Pierre Salama, que "guarda estreita relação com aspectos fundamentais da sociedade brasileira". E para quem se interessa pelo debate sobre a situação do ensino superior no Brasil e no exterior, indica o artigo de Hervé Théry sobre classificações de universidades segundo critérios variados. Ensaios sobre história cultural, cinema e teatro completam a seção “Textos”.

revcapa70.jpgNa seção "Resenhas", Bosi destaca o texto de José Luiz Goldfarb sobre a reunião da obra científica de Mario Schenberg, professor da USP e físico de renome internacional, material que foi escrupulosamente organizado por sua discípula e constante colaboradora do IEA, Amélia Império Hamburger, em volume ganhador do Prêmio Jabuti 2010 de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática.

"Estudos Avançados" nº 70, 304 pags., R$ 30,00. A assinatura anual (três edições) custa R$ 80,00. Mais informações sobre exemplares e assinaturas podem ser obtidas com Edilma Martins (estavan@usp.br), tel. (11) 3091-1675.

Leia textos sobre a edição nº 70 publicados no Jornal da USP e no Boletim da Agência Fapesp.