Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Elisabete Moreira Assaf é escolhida coordenadora do Polo São Carlos do IEA

Elisabete Moreira Assaf é escolhida coordenadora do Polo São Carlos do IEA

por Leandra Rajczuk Martins - publicado 29/03/2023 13:55 - última modificação 29/03/2023 14:13

Assaf foi designada pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior para um mandato de quatro anos a partir de 24 de março.

Elisabete Moreira Assaf - PerfilProfessora associada do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), Elisabete Moreira Assaf é a nova coordenadora do Polo do IEA em São Carlos. Ela foi designada pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior para um mandato de quatro anos a partir de 24 de março. Assume a coordenação em substituição ao físico Valtencir Zucolotto, professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP).

A escolha de Assaf se deu a partir de lista tríplice elaborada após votação no Conselho Deliberativo (CD) do IEA ocorrida no último dia 15 de março. Para a escolha dos coordenadores e vice-coordenadores dos polos de São Carlos e Ribeirão Preto, os diretores de unidades de cada campus enviam ao CD uma lista com os nomes de, no mínimo, quatro candidatos ao cargo, a partir da qual os membros do Conselho escolhem a lista tríplice.

Assaf já foi vice-presidente da Comissão de Pesquisa do IEA entre os anos de 2018 e 2020. Fez mestrado em engenharia química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 1988, tornou-se doutora na mesma área pela USP em 1994 com um pós-doutorado na UFSCar no biênio 1995/6 e outro pela Universidade da Califórnia (EUA) em 2022. Já publicou em torno de 140 artigos em periódicos especializados e 240 trabalhos em anais de eventos.

Como pesquisadora integra o Grupo de Reatores Químicos e Catálise Heterogênea do IQSC-USP. Ela se dedica principalmente a pesquisas em catálise heterogênea‬, biocombustíveis‬, energia‬ e hidrogênio, tendo orientado trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso nas áreas de química e engenharia química, além de dissertações de mestrado e teses de doutorado.

É a atual presidente da Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) do IQSC-USP. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e cultural, são: reações de reforma a vapor e reforma oxidativa de hidrocarbonetos (metano), álcoois (etanol e glicerol) e ácidos carboxílicos (ácido acético) para geração de hidrogênio, reações de oxidação parcial de hidrocarbonetos, caracterização de catalisadores.