Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Oficina de desenho e encontros com artistas e pesquisadores marcam encerramento de exposição

Oficina de desenho e encontros com artistas e pesquisadores marcam encerramento de exposição

por Fernanda Rezende - publicado 08/11/2022 12:10 - última modificação 18/11/2022 16:17

Atividades nos dias 16, 17 e 19 de novembro encerram a exposição "Encantar na fronteira do conhecimento", que ficou em cartaz no Centro MariAntonia.

com informações do Centro MariAntonia

Grace oficinas Nos dias 16 e 17 de novembro, o IEA e o Centro MariAntonia promovem duas conversas para marcar o encerramento da exposição “Encantar na fronteira do conhecimento” da artista Sandra Boeschenstein, em cartaz no MariAntonia até 20 de novembro.

Com a presença da artista suíça, as atividades promoverão o debate com pesquisadores e artistas brasileiros sobre os entrelaces entre a ciência e a arte, como também a prática e a poética do desenho no campo expandido, seja nas artes ou em outras áreas do conhecimento. Entre os presentes, estarão as artistas Sonia Guggisberg Rosana Paulino, o filósofo Renato Janine e a biocientista Regina Pekelmann Markus. Veja a programação abaixo.

No sábado, 19 de novembro, haverá também uma oficina prática de desenho com Boeschenstein, na qual ela irá compartilhar os seus conceitos, estratégias e técnicas de desenho e instigar a criatividade dos alunos.

A entrada é gratuita para todas as atividades. Para a oficina, é necessário se inscrever previamente no link https://url.gratis/1KsK.

Confira a programação:

16 de novembro, das 14h30 às 17h30

On drawing: canons, experiments, transcendences / Sobre Desenho: cânones, experimentos, transcendências

Convidados
Sandra Boeschenstein; Britta Padberg, idealizadora do Programa de Residências Artísticas do Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF); Martin Grossmann, curador da exposição e coordenador da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência; David Sperling, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP; Rosana Paulino, artista.

Debate-conversa com artistas, arquitetos e curadores a respeito dos estatutos, tradições, experimentos e transcendências do desenho na contemporaneidade.

O desenho tem um papel central na exposição Grace at the Boundary of knowledge / Encantar na Fronteira do Conhecimento, uma vez que está na base de todos os trabalhos expostos, seja pelo modo como ele opera nos desenhos que foram produzidos tendo como superfície o papel, como também aqueles que performam no espaço in situ das galerias, de forma instalativa.

Sandra Boeschenstein explora a versatilidade e agilidade desta técnica que permeia a história e atualidade das artes visuais. A conversa-debate com outros profissionais que utilizam o desenho ou os seus princípios na sua prática acompanha as proposições da obra de Boeschenstein de expandir o desenho para além do papel, das paredes, do universo circunspecto das artes plásticas, ampliando assim o universo gráfico em vivo contato com as dimensões mais abstratas do conhecimento.

17 de novembro, das 14h30 às 17h30

Grace at the Boundary of Knowledge, conversation on art, science and knowledge | Encantar na Fronteira do Conhecimento: conversas sobre arte, ciência e conhecimento

Convidados:
Ary Plonski, diretor do IEA; Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP; Sandra Boeschenstein, artista; Regina Pekelmann Markus, professora do Instituto de Biociência das USP; Renato Janine Ribeiro, filósofo e ex-ministro da Educação; Ivã Gurgel, professor do Instituto de Física da USP.

Esta mesa reúne artistas e cientistas para uma conversa-debate acerca das convergências da arte e da ciência sejam estas filosóficas, epistemológicas ou mesmo práticas.

Tendo como ponto de partida a exposição de Sandra Boeschenstein, os participantes são convidados a compartilhar as suas impressões e reflexões a partir de suas experiências profissionais, seus campos de atuação e reflexões. Será uma conversa interdisciplinar, que ressoa com o trabalho da artista que busca permear as fronteiras, as regras e os referenciais que a estrutura acadêmica convencional define como disciplinas.

19 de novembro, das 14 às 17 horas

Oficina “Poética do desenho: de desenhar um espaço a desenhar no espaço”

A oficina com a artista, ministrada em inglês, com o título “Poética do desenho: de desenhar um espaço a desenhar no espaço”, terá inscrições gratuitas, que podem ser feitas por meio do formulário.

Com 15 vagas, a oficina é dirigida a estudantes de graduação e pós-graduação em artes, arquitetura e design. A seleção dos candidatos inscritos será feita pela artista Sandra Boeschenstein e os curadores Martin Grossmann e Britta Padberg.

Na primeira parte da oficina, serão discutidas as qualidades específicas do desenho: sua agilidade e sua mutabilidade em uma combinação de observação e criação. Olhando para obras selecionadas e realizando exercícios de desenho, a intenção é a de expandir nossa visão do desenho em papel para o desenho in situ.

Na segunda parte, será realizado individualmente ou em dupla, com os meios mais simples e versáteis, um desenho in situ, no interior da sala ou no espaço exterior próximo:

O desenho em papel como um recorte no espaço real e/ou o espaço real como um recorte no desenho sobre papel.

– Qual a diversidade de desenhos híbridos in situ nos experimentos individuais?

– Como o desenho e o espaço real podem ser entrelaçados?

– Como a observação e a imaginação podem ser expandidas mutuamente?

–  Que novas visões do espaço real e nossa percepção do mesmo se tornam possíveis através destas intervenções sutis?

A oficina será concluída com uma apresentação plenária e discussão dos trabalhos. As intervenções serão documentadas por meio da fotografia a partir de perspectivas sugeridas pelos respectivos autores.

Os participantes devem levar uma caneta técnica (fineliner) preta, tesoura e fita adesiva.


Serviço: Conversas e oficina na exposição Encantar na fronteira do conhecimento / Grace at the Boundary of Knowledge

Grace at the Boundary of Knowledge, conversation on art, science and knowledge | Encantar na Fronteira do Conhecimento: conversas sobre arte, ciência e conhecimento – 16 de novembro, das 14h30 às 16h30

On drawing: canons, experiments, transcendences / Sobre Desenho: cânones, experimentos, transcendências – 17 de novembro, das 14h30 às 16h30

Oficina “Poética do desenho: de desenhar um espaço a desenhar no espaço”, com Sandra Boeschenstein – 19 de novembro, das 14 às 17 horas – inscrições: https://url.gratis/1KsK

Onde: Centro Maria Antonia – Edifício Joaquim Nabuco | Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Quando: 16, 17 e 19 de novembro de 2022
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3123-5202