Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro de IEAs em Vancouver discute a expansão global do conhecimento

Encontro de IEAs em Vancouver discute a expansão global do conhecimento

por Mauro Bellesa - publicado 16/09/2013 18:35 - última modificação 05/01/2018 15:20

VÍDEO

O IEA participa nos dias 17 a 19 de setembro, em Vancouver, Canadá, da Conferência Bienal da Ubias (University-Based Institutes for Advanced Study), rede que congrega institutos de estudos avançados vinculados a universidades em todos os continentes. A instituição anfitriã do encontro é o Peter Wall Institute for Advanced Studies da University of British Columbia.

Imagem do encontro da Ubias em Vancouver

O tema do encontro é Conhecimento Científico e Acadêmico. Trata-se de uma iniciativa da rede Ubias para estreitar o relacionamento entre seus membros e expandir o conhecimento globalmente. Pesquisadores em diferentes estágios de suas carreiras, das humanidades e das ciências naturais, terão a oportunidade de compartilhar ideias entre si, com pós-graduandos e com o público durante os três dias do encontro. (Leia a programação completa do evento.)

O IEA estará representado pelo seu diretor Martin Grossmann e pelo conselheiro Guilherme Ary Plonski, expositores no painel Curadoria do Conhecimento, no dia 19, no qual apresentarão a concepção de metacuradorias implantada no Instituto, proposta que envolve o trabalho interdisciplinar de pesquisadores e coordenadores com o objetivo de motivar a formação de redes e minimizar a primazia da autoria individual.

Além da exposição sobre metacuradorias, o IEA apresentará o caso da Scientific Electronic Library Online (SciELO), por meio de entrevista em vídeo gravada com o cientometrista Rogério Meneghini, coordenador científico daquele banco online de periódicos acadêmicos. A SciELO é tema também de contribuição escrita de Meneghini para o encontro da Ubias.

Outra instituição brasileira que estará presente na conferência é o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (Ilea) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que será apresentado pelo seu diretor José Vicente Tavares dos Santos.

Logo da UbiasLogo do Peter Wall Institute for Advanced Studies