Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro debate a inclusão da arte nas políticas e ações institucionais acadêmicas

por Mauro Bellesa - publicado 17/11/2021 14:15 - última modificação 17/11/2021 19:48

Encontro virtual "About Academia e o debate do Stem & Steam na Universidade" será realizado no dia 19 de novembro, às 10h. Evento integra série para contextualizar a exposição "About Academia", do artista espanhol Antoni Muntadas, à realidade brasileira e latino-americana.

Croqui para videoinstalação "About Academia"
Croqui de Antoni Muntadas para a videoinstalação ''About Academia''
O Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e  o Privado do IEA e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin realizam no dia 19 de novembro, às 10h, o encontro virtual About Academia e o debate do Stem & Steam na Universidade, que faz parte da série de encontros para contextualizar a exposição About Academia, do artista espanhol Antoni Muntadas, à realidade brasileira e latino-americana.

O encontro visa contribuir para o debate crítico sobre o papel da arte no âmbito universitário, em particular diante da prevalência do Stem (Science, Technology, Engineering and Mathematics) nas políticas e ações institucionais acadêmicas.

Além de Muntadas, participam do debate a farmacêutica Soraya Soubhi Smaili, professora da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e ex-reitora da mesma universidade, e biólogo Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências (IB) da USP e coordenador do Centro de Síntese USP Cidades Globais. A introdução e mediação do evento será do diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski.

Exposição

A mostra online "About Academia" consiste de depoimentos e entrevistas acerca da academia, principalmente sob o prisma do sistema de ensino superior norte-americano. A exposição está disponível em aboutacademia.iea.usp.br, assim como os registros dos encontros realizadas no primeiro semestre deste ano, que foram:

• Que Universidade Queremos? (30 de abril), com Antoni Muntadas, Aílton Krenak, Macaé Evaristo e Néstor García Canclini;
  • Intercontinental Academia (10 de maio), com Nikki Moore (EUA), Érica Peçanha (Brasil), David Gange (Reino Unido), Julia Buenaventura (Colômbia)  e Mariko Murata (Japão);
  • Universidade e Contexto (10 de maio), Naomar de Almeida, Helena Nader, Renato Janine Ribeiro e Guilherme Wisnik.

About Academia e o debate do Stem & Steam na Universidade
19 de novembro, 10h
Evento online aberto ao público e sem necessidade de inscrição
Transmissão pela internet ao vivo