Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro discutirá ações e políticas públicas para o desenvolvimento do país

Encontro discutirá ações e políticas públicas para o desenvolvimento do país

por Mauro Bellesa - publicado 12/06/2010 10:55 - última modificação 02/04/2013 16:16

Os temas do colóquio são ciência, tecnologia, energia, universidade e meio ambiente, que serão abordados do ponto de vista das implicações dessas áreas para o desenvolvimento brasileiro
josegoldemberg.jpg
Evento homenageia José Goldemberg
pelos 60 anos de dedicação ao Brasil

Embora o Brasil tenha obtido avanços expressivos em muitos campos na primeira década deste século, ainda há muitos obstáculos a superar para que as aspirações da sociedade sejam satisfeitas.

Mudanças estruturais são necessárias para assegurar o avanço do conhecimento, da inovação tecnológica, do crescimento econômico, da distribuição de renda e da preservação da natureza. Quais as ações prioritárias para favorecer essas mudanças? Quais as medidas a serem adotadas para tornar o período 2010-2020 mais promissor para todos?

Essas questões serão discutidas no colóquio "2010-2020: um Período Promissor para o Brasil?", nos dias 24 a 26 de junho, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Cidade Universitária, São Paulo. O encontro comemora os 60 anos de dedicação do físico José Goldemberg ao Brasil, sempre atuando em defesa da melhoria da qualidade de vida em diferentes aspectos da realidade do país.

Os temas do colóquio são ciência, tecnologia, energia, universidade e meio ambiente (leia a programação abaixo), que serão abordados do ponto de vista das implicações dessas áreas para o desenvolvimento brasileiro. As mesas de debate terão exposições de pesquisadores da USP e de outras universidades do país e do exterior, dirigentes e representantes governamentais, empresários e representantes de organizações não-governamentais.

CONCERTO
bernstein.jpgA Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) também participará das homenagens a Goldemberg. Sob a regência do maestro Carlos Moreno, a Osusp dedicará ao físico o concerto "Bernstein 90 Anos", que acontecerá no dia 24 de junho, às 21h, na Sala São Paulo. Para informações sobre como adquirir ingressos, os interessados devem entrar em contato com a Osusp pelo telefone (11) 3091-3000 ou pelo e-mail sinfonica@usp.br.

O colóquio é uma realização da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sociedade Brasileira de Física (SBF) e das seguintes unidades da USP: IEA, Escola Politécnica (EP), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) e Instituto de Física (IF).

COLÓQUIO "2010-2020:
UM PERÍODO PROMISSOR PARA O BRASIL?"

Homenagem a José Goldemberg

24 a 26 de junho de 2008 - FEA-USP, Cidade Universitária, São Paulo

Dia 24
MÓDULO 1 — CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO
Organização: IF-USP, ABC e SBF 
Responsáveis: Alejandro Szanto de Toledo (diretor do IF-USP) e Adolpho José Melfi (ABC; ex-reitor da USP)
9h — 9h15
ABERTURA
9h15 — 11h15 MESA: "CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO"
Expositores:
Hernan Chaimovich (vice-presidente da ABC e vice-diretor do IEA-USP), Marco Antonio Raupp (presidente da SBPC), Marco Antonio Zago (presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico — CNPq), Eduardo Krieger (Fapesp e Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e Alaor Silvério Chaves (presidente da SBF)
Coordenador: Adolpho José Melfi (representante da ABC em São Paulo e ex-reitor da USP)
11h15 — 11h30 INTERVALO
11h30 — 12h COMENTÁRIOS DE JOSÉ GOLDEMBERG
12h — 12h30 DEBATES
MÓDULO 2 — ENERGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Organização: IEE-USP e Grupo de Energia (Gepea) da EP-USP
Responsável: José Aquiles Baesso Grimoni (diretor do IEE-USP) 
Coordenadores: José Aquiles Baesso Grimoni (diretor do IEE-USP)
e Luiz Cláudio Ribeiro Galvão (Gepea-EP-USP)
14h30 — 14h40
ABERTURA
14h40 — 15h50
MESA: "EFICIÊNCIA ENERGÉTICA"
Expositores: Frederico Augusto Varejão Marinho (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e Gás Natural — Conpet), Luiz Augusto Horta Nogueira (Universidade Federal de Itajubá) e Marco Antonio Saidel (EP-USP e Programa Permanente de Uso Eficiente de Energia Elétrica — Pure — da USP)
Coordenador: Ildo Luis Sauer (IEE-USP)
15h50 — 16h
INTERVALO
16h — 17h10

MESA: "FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA"
Expositor: Thomas Johansson (Universidade de Lund, Suécia), Paulo Augusto Leonelli (Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia) e Eliane Fadigas (EP-USP)
Coordenadora: Suani Teixeira Coelho (IEE-USP)

17h10 — 17h40
COMENTÁRIOS DE JOSÉ GOLDEMBERG
17h40 — 18h
DEBATES
Dia 25
MÓDULO 3 — UNIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO
Organização: FFLCH-USP e SBPC
Responsáveis: Gabriel Cohn (diretor  da FFLCH-USP) e Marco Antonio Raupp (presidente da SBPC)
9h — 9h15
ABERTURA
9h15 — 11h15

MESA: "UNIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO"
Expositores: Carlos Vogt (secretário do Ensino Superior do Estado de São Paulo), Eunice Durham (Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas — NUPPs — da USP), Carlos Guilherme Mota (FFLCH-USP, IEA-USP e Universidade Presbiteriana Mackenzie), Wanderley Messias da Costa (FFLCH-USP; coordenador de Comunicação Social da USP) e Glauco Arbix (FFLCH-USP e IEA-USP)
Coordenador: Gabriel Cohn (diretor da FFLCH-USP)

11h15 — 11h30 INTERVALO
11h30 — 12h COMENTÁRIOS DE JOSÉ GOLDEMBERG
12h — 12h30 DEBATES
MÓDULO 4 — TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Organização: EP-USP
Responsável: Ivan Gilberto Sandoval Falleiros (diretor da EP-USP)
14h30 — 14h45 ABERTURA
14h45 — 16h45

MESA: "PLANEJAMENTO ELETROENERGÉTICO DO
SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SEUS DESAFIOS"

Expositores: Antônio Ermírio de Moraes (presidente do Grupo Votorantim), José Carlos de Miranda Farias (Empresa de Pesquisa Energética — EPE), Volney Zanardi Jr. (Ministério do Meio Ambiente), Carlos Márcio Vieira Tahan (EP-USP) e Mário Thadeu Leme de Barros (EP-USP)
Coordenador: Ivan Gilberto Sandoval Falleiros (diretor da EP-USP)

16h45 — 17h INTERVALO
17h — 17h30 COMENTÁRIOS DE JOSÉ GOLDEMBERG
17h30 — 18h DEBATES
Dia 26
MÓDULO 5 — MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
Organização: IEA
Responsável: Pedro Leite da Silva Dias (IAG e IEA; diretor do LNCC)
9h — 9h15 ABERTURA
9h15 — 11h15

MESA: "MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA"
Expositores: Roberto Rodrigues (Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas — GV Agro), Luiz Gylvan Meira Filho (IEA-USP), Paulo Barreto (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia — Imazon) e Virgílio Viana (IEA-USP e Fundação Amazonas Sustentável) e Roberto Smeraldi (diretor da Amigos da Terra — Amazônia Brasileira)
Coordenador: Pedro Leite da Silva Dias (IAG-USP e IEA-USP; diretor do LNCC)

11h15 — 11h30 INTERVALO
11h30 — 12h COMENTÁRIOS DE JOSÉ GOLDEMBERG
12h — 12h30 DEBATES
MÓDULO 6 — 2010-2020: UM PERÍODO PROMISSOR PARA O BRASIL?
14h — 14h15 ABERTURA

14h15 — 16h45

DEBATE: "QUAIS AS INICIATIVAS E POLÍTICAS PÚBLICAS A SEREM IMPLANTADAS EM 2008 E 2009 PARA QUE O PERÍODO 2010-2020 SEJA MAIS PROMISSOR PARA O BRASIL?"
Debatedores: Alejandro Szanto de Toledo (diretor do IF-USP), Carlos Roberto Azzoni (diretor da FEA-USP), Celso Lafer (presidente da Fapesp; FD-USP)  César Ades (diretor do IEA-USP), Gabriel Cohn (diretor da FFLCH-USP), Ivan Gilberto Sandoval Falleiros (diretor da EP-USP), José Aquiles Grimoni (diretor do IEE-USP) e Pedro Leite da Silva Dias (IAG-USP e IEA-USP; diretor do LNCC) 
Coordenador: Jacques Marcovitch (FEA-USP; ex-reitor da USP)

16h45 — 17h COMENTÁRIOS DE JOSÉ GOLDEMBERG

Fotos: Mauro Bellesa/IEA-USP; Divulgação