Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro reúne pesquisadores do IEA Polo São Carlos e ICMC

Encontro reúne pesquisadores do IEA Polo São Carlos e ICMC

por Thais Cardoso - publicado 25/03/2014 17:49 - última modificação 25/03/2014 17:49

encontro grupos IEA ICMC

O grupo de pesquisa do IEA Polo São Carlos coordenado pelo prof. Dr. Sérgio Mascarenhas promoveu no mês de fevereiro um encontro com pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP São Carlos com o objetivo de uma colaboração mútua nas pesquisas desenvolvidas por ambos os grupos.

 

A equipe do ICMC era composta pelo prof. Dr. Gustavo Buscaglia, que falou sobre biomecânica microscópica e modelagem de membranas fosfolipídicas; pelo pesquisador Fernando Mut, cuja apresentação abordou a modelagem hemodinâmica do cérebro; e pelo prof. Dr. Francisco Rodrigues, que discorreu sobre estrutura e dinâmica de redes cerebrais complexas. Também estava presente o prof. Dr. José Alberto Cuminato, coordenador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cepid-CeMEAI).

 

Pelo grupo do IEA Polo São Carlos, as apresentações foram feitas pelo próprio prof. Sérgio Mascarenhas, que falou das pesquisas do grupo ligadas ao desenvolvimento de um equipamento não-invasivo de monitoramento da pressão intracraniana, e pelo pesquisador Brenno Cabella, que mostrou seu trabalho com o processamento e análise do sinal obtido por esse equipamento.