Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro sobre impactos das mudanças globais na América do Sul será em novembro

Encontro sobre impactos das mudanças globais na América do Sul será em novembro

por Flávia Dourado - publicado 23/06/2007 00:00 - última modificação 03/08/2018 17:05

A III Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul será realizada em São Paulo e contará com participantes do setor privado, da academia e da sociedade civil.

Pesquisadores de todo o mundo tentam entender o impacto das mudanças globais na América do Sul há vários anos. Mesmo assim, o nível de conhecimento sobre esses impactos ainda é reduzido. Ainda serão necessários muitos estudos para a formulação de soluções e estratégias satisfatórias para os vários problemas decorrentes das mudanças globais, como aqueles relativos ao ar, solo, água, economia, áreas de risco à ocupação humana e outros aspectos.

A III Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul, que acontecerá de 4 a 8 de novembro, no Bourbon Ibirapuera, São Paulo, SP, será mais uma grande oportunidade para ampliação e compartilhamento do conhecimento sobre o assunto. O encontro reunirá atores do setor privado, da academia e da sociedade civil na busca de um melhor entendimento e estabelecimento de sinergias e parcerias para obtenção de soluções científicas, tecnológicas e comerciais sustentáveis e socialmente corretas para esse grande desafio.

OBJETIVOS

Os objetivos da conferência são:

discutir os progressos e as incertezas no estudo das causas, magnitude e conseqüências das mudanças globais;

analisar as questões referentes à vulnerabilidade e à percepção da sociedade em relação aos problemas ambientais, sociais e econômicos resultantes das mudanças globais;

congregar cientistas, empresários e profissionais de áreas relacionadas com as pesquisas sobre as mudanças globais, promovendo o intercâmbio de informações de várias naturezas e o estabelecimento de sinergias, em especial entre as empresas e a academia;

reunir conhecimento científico e sugestões para futuras ações das empresas, órgãos governamentais e organizações não-governamentais dos países sul-americanos em questões associadas às mudanças globais.

TEMAS

O encontro terá 13 conferências e oito mesas-redondas. A programação será dividida em quatro temas centrais:

• A Ciência das Mudanças Globais

• Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação

• Evitando as Mudanças Climáticas

• O Futuro do Regime Climático Global

INSCRIÇÕES E TRABALHOS

As taxas de participação variam de acordo com a categoria do inscrito (estudante, pesquisador/professor ou profissional do setor privado) e com a data de pagamento.

A conferência terá a apresentação de pôsteres. No início de julho, o site do evento terá informações sobre as normas para submissão de resumos de trabalhos. Os resumos terão de ser apresentados até 3 de setembro. A relação de trabalhos aceitos para apresentação em pôsteres será divulgada no dia 17 de setembro.

REALIZAÇÃO

A conferência é uma realização do IEA, Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Planet Earth (fórum criado pela União Internacional de Ciências Geológicas para atividades relacionadas com o Ano Internacional do Planeta Terra, proclamado pela ONU para 2008).

O Comitê Executivo é presidido por Pedro Leite da Silva Dias e conta com João Lima Sant’Anna Neto, Jurandir Zullo Jr., Marcelo Theoto Rocha, Wagner Costa Ribeiro e Inês Iwashita (Secretaria Executiva). O Comitê Coordenador é presidido por Luiz Gylvan Meira Filho e é integrado por Carlos Nobre, Emilio Lebre La Rovere, Jacques Marcovitch, Jean Pierre Ometto, José Goldemberg, Luiz Pinguelli Rosa, Marcelo Khaled Poppe e Márcio de Miranda Santos. O Comitê Científico também é presidido por Pedro Leite da Silva Dias e inclui a maioria dos integrantes dos outros dois comitês e mais 22 especialistas de diversas áreas e instituições.

As parcerias acadêmicas do evento incluem 23 instituições de vários tipos (universitárias, associações científicas, órgãos governamentais e institutos internacionais).

Os patrocinadores da conferência são: Companhia Vale do Rio Doce, BNDES, CNPq, Capes, Finep e Fapesp. O evento conta com o apoio institucional de: Fiesp, Instituto Totum, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Meio Ambiente e São Paulo Conventions & Visitors Bureau.