Entendendo a matemática por outros ângulos
A matemática pode desagradar a muitos estudantes do ensino médio, mas certamente não assusta mais os estudantes do Clube de Descobertas Matemáticas. Depois de cinco meses de atividades, eles encerram a participação com uma mostra de pôsteres que será realizada amanhã (27), das 14h às 16h, no saguão da Biblioteca Achille Bassi do ICMC, no campus 1 da USP.
Desenvolvido por integrantes da Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional Ciência Web, um projeto do Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, o Clube busca acabar com o preconceito que muitos alunos de ensino médio têm sobre a matemática, explicando os conteúdos por meio de jogos, mágicas, brincadeiras e com uma linguagem mais próxima à dos adolescentes.
A estudante de Licenciatura em Ciências Exatas da USP São Carlos Ana Laura Junqueira foi uma das bolsistas à frente da iniciativa. Segundo ela, a base para as atividades foi o conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). “Procuramos trabalhar assuntos que eles já tivessem tido algum contato. Mas também havia tópicos curiosos que a escola geralmente não mostra, como a história da matemática e os diferentes tipos de calendários. Daí criamos as atividades e pegamos várias inspirações da internet, adaptando aos conteúdos que íamos aplicar”, explica.
Ana Laura conta que nunca havia participado de um clube de ciências e só estava acostumada ao formato de aula das escolas em que estudou no ensino médio. “Hoje posso dizer que mudei totalmente minha postura de ensinar. Quando vou montar uma aula, penso muito em atividades atrativas, diferentes e interessantes para facilitar o entendimento dos estudantes”.
Ampliando horizontes
Alunos de quatro escolas públicas de São Carlos, Giovanna Maia, Jessica Vitória da Rocha Silva, Larissa Rilary da Silva Correia, Maria Eduarda Cortes Costa, Robson Vitorino da Silva Correa Junior e Vitor Hugo Chaves Cambui participaram quinzenalmente de diversas atividades do Clube no próprio campus da USP com o objetivo de mostrar a importância e a presença da matemática no dia a dia. Mas, claro, de uma forma mais divertida e interativa que as aulas tradicionais da escola.
“Em um dos encontros do Clube, tivemos uma atividade com um jogo de cartas sobre funções. Eu nunca tinha visto esse assunto na escola. Foi muito interessante porque, depois de três semanas, meu professor de matemática deu uma aula exatamente sobre isso e eu consegui entender graças ao que tinha aprendido no Clube”, conta Giovanna.
Já Vitor se apaixonou pela estatística, área que conheceu durante uma palestra promovida pelo Clube com pesquisadores e professores do Grupo de Modelagem Estatística no Esporte (GMEE). “Fiquei muito impressionado com as oportunidades de atuação nessa profissão e também com tudo que é possível fazer com a estatística. Dá pra aplicá-la em qualquer área! Gostei tanto que a escolhi como segunda opção no Enem”, diz ele.
Mostra de pôsteres
Para a mostra final, cada estudante do Clube escolheu um tema de interesse dentro da matemática. Eles foram orientados por Ana Laura e pelo estagiário do IEA Gevair Norberto de Souza a confeccionar o pôster e montar a própria apresentação. “Em nenhum momento sugerimos temas, as ideias são todas deles”, explica ele.
Os participantes serão avaliados por um grupo de pesquisadores e estudantes de Licenciatura em Ciências Exatas, que seguirão critérios semelhantes aos geralmente utilizados em congressos científicos. Ao final, o melhor trabalho será premiado.
Mas como estará o coração dessa turma faltando tão pouco tempo para uma apresentação importante – e que geralmente eles não costumam ter nas escolas? “Estou ansiosa para a apresentação, acho que vai ser legal participar”, diz Maria Eduarda.