Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Epidemias: uma análise de 'Estudos Avançados'

Epidemias: uma análise de 'Estudos Avançados'

por Flávia Dourado - publicado 04/11/2008 00:00 - última modificação 02/06/2015 18:08

Malária, Dengue e Aids são algumas das doenças abordadas no dossiê "Epidemias" da edição 64 da revista, que será lançada no dia 16 de dezembro.

capa64.jpg

Marco Antônio Coelho*

A próxima edição da revista "Estudos Avançados", com lançamento no dia 16 de dezembro (leia abaixo), divulgará um dossiê sobre epidemias. Em dez artigos de renomados pesquisadores nessa questão que atormenta regiões do planeta e, particularmente, o Brasil, o órgão do IEA traz informações valiosas sobre dengue, Aids e várias "doenças tropicais", como a malária, a doença de Chagas, as esquistossomoses, as leishmanioses e a doença do sono. No dossiê não somente é abordado o histórico das epidemias como também sua difusão no território nacional e os meios de que se têm valido a ciência e os órgãos de Saúde Pública para as prevenir ou debelar.

O quadro, apesar de aflitivo em razão das mazelas de um país ainda "em desenvolvimento", abre horizontes esperançosos quando se constata que males terríveis como a doença de Chagas foram praticamente sanados graças à contribuição da ciência brasileira. O trabalho de uma instituição da envergadura do Instituto Butantan é outra comprovação do engenho e da determinação de nossos cientistas que, muitas vezes, devem enfrentar problemas advindos ora das empresas privadas ora da burocracia estatal. Essa análise foi apresentada no dossiê pelos professores Isaias Raw e Hisako Gondo Higashi, diretores da Fundação Butantan.

O professor José da Rocha Carvalheiro, que orientou a preparação do dossiê, acentuou que as mais importantes doenças transmissíveis no mundo em desenvolvimento merecem atenção especial das agências de fomento de pesquisa por não serem tidas como prioritárias pela indústria farmacêutica. O parasitologista Erney Plessmann Camargo mostrou o equívoco na designação como "doenças tropicais" daquelas doenças quase desconhecidas e exóticas encontradas em colônias situadas nos países tropicais, quando na verdade resultam da miséria das populações tropicais.

No dossiê, uma prioridade foi dada à questão da malaria na região amazônica, com alguns trabalhos sobre esse tema, entre os quais um do cientista Luiz Hildebrando Pereira de Silva e sua equipe, em que há uma advertência sobre os prováveis impactos nas áreas ribeirinhas do rio Madeira com a construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.

Igualmente, nesta edição de "Estudos Avançados" os leitores encontrarão reflexões sobre a crise que vem abalando a economia no mundo, focalizando suas conseqüências no Brasil. Essas opiniões foram dadas por Rubens Ricupero, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Luis Nassif e José Antonio Pereira, ex-ministro da Fazenda da Colômbia e atualmente professor na Universidade Colúmbia (EUA).

Além disso, o órgão do IEA apresenta textos especiais assinalando marcos memoráveis na literatura brasileira: o centenário da morte de Machado de Assis, o de nascimento de Guimarães Rosa e o quarto centenário do nascimento do Padre Vieira. Esses estudos foram elaborados pelos professores Alfredo Bosi, Adélia Bezerra de Menezes, Marcus V. Mazzari e Pedro Meira Monteiro. A revista publica também seis resenhas sobre livros recentemente lançados por editoras brasileiras.

* Editor executivo de "Estudos Avançados"

LANÇAMENTO

A edição 64 de "Estudos Avançados" será lançada no dia 16 de dezembro, a partir das 16h, no IEA.

Às 16h, José da Rocha Carvalheiro (Fiocruz), Hisako Gonda Higashi (Instituto Butantan) e Luiz Hildebrando Pereira da Silva (Ipepatro) comentarão o dossiê "Epidemias", do qual são colaboradores. Às 17h, Alfredo Bosi, editor da revista, apresentará o conteúdo da edição.

• Versão digital da edição já está disponível na SciELO.
  • Leia texto sobre o nº 64 publicado no Jornal da USP.

"Estudos Avançados" nº 64 (setembro-dezembro/2008). 368 páginas. Exemplar: R$ 30,00; assinatura anual (3 edições): R$ 80,00. Informações: telefones (11) 3091-1675 e 3091-1676; e-mail estudosavancados@usp.br.