Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Espaço Cultural do IEA-RP recebe exposição “Nós”

Espaço Cultural do IEA-RP recebe exposição “Nós”

por Thais Cardoso - publicado 12/06/2023 14:28 - última modificação 12/06/2023 14:28

Obras em diferentes técnicas, criadas por artistas de Ribeirão Preto e região, podem ser visitadas gratuitamente até o dia 14 de julho

O Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP recebe entre os dias 15 de junho e 14 de julho a exposição coletiva “Nós”. A visitação pode ser feita gratuitamente de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30.

A mostra, desenvolvida pelo Grupo NÓS_arte, apresenta cerca de 30 obras de nove artistas residentes em Ribeirão Preto e região, que se reuniram e resistiram, apesar de todas as dificuldades encontradas nos últimos anos, para prosseguir com sua pesquisa e produção artística sob orientação de Carla Chaim, residente em São Paulo. As produções incluem técnicas como aquarela, óleo sobre tela, óleo e recorte sobre papel, entre outras.

“Nós” trata das conexões entre as obras, os artistas, as formas de compartilhar seus conhecimentos e se justifica pela possibilidade de expandir essas conexões que se iniciam nos trabalhos escolhidos para a mostra, para além do espaço expositivo, dividindo com o espectador seus anseios e tentativas de “desatar” os nós.

A exposição dos trabalhos pode ser considerada simbolicamente como a configuração dos procedimentos de pesquisa e de realização de cada obra. Apesar da diversidade, o resultado final mais relevante é o aprendizado coletivo ligado mais à generosidade da partilha do que ao individualismo. Portanto, a importância de apresentar algo do sensível não é uma atitude ingênua e sim um gesto que se traveste de resistência e de generosidade, em que a vivência coletiva pode gerar discussões para além do individual, em um momento em que os conflitos parecem ficar cada vez mais intensos.

A abertura da mostra será no dia 15 de junho, das 17h às 21h. O Espaço Cultural do IEA-RP está localizado no antigo prédio do Banco Santander, ao lado do Prédio Central da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, dentro do campus da USP Ribeirão Preto. Mais informações: iearp@usp.br.