Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário analisa a vivência do espaço público na modernidade

Seminário analisa a vivência do espaço público na modernidade

por Flávia Dourado - publicado 16/05/2014 17:55 - última modificação 29/09/2015 22:14

O evento integra o ciclo "Em Busca do Sentido Perdido: Diálogos Interdisciplinares sobre Ciência e Transcendência", coordenado por Bernardo Sorj, professor visitante do IEA.
Danilo Martuccelli - 2
O sociólogo Danilo Martuccelli

No dia 29 de maio, às 15 horas, o IEA realiza o segundo encontro do ciclo de seminários Em Busca do Sentido Perdido: Diálogos Interdisciplinares sobre Ciência e Transcendência. O tema será El Individuo y el Espacio Público. O evento será realizado na Sala da Congregação do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.

Entre as questões a serem abordadas estão: como o indivíduo vive, no contexto da modernidade, seu lugar no espaço público e na política? que aspirações, esperanças e frustrações a vida moderna suscita? como os indivíduos negociam as pressões sociais? Que novas formas de dominação a cultura ocidental contemporânea gera?

O expositor será Danilo Martuccelli, professor da Faculté des Sciences Humaines e Sociales da Université Paris Descartes, da França, e integrante do Centre de Recherche sur le Liens Sociaux (Cerlis) da mesma instituição. As debatedoras serão Maria Alice Rezende de Carvalho, professora do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e Vera da Silva Telles, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A moderação ficará a cargo do sociólogo Bernardo Sorj, professor visitante do IEA e coordenador do ciclo.

O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A Sala da Congregação do IRI-USP fica na Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/n (acesso pelas Travessas 4 e 5), Cidade Universitária, São Paulo. Quem não puder comparecer, poderá acompanhar a transmissão ao vivo pela web. Para mais informações, envie mensagem para sedini@usp.br.

RELACIONADO

CICLO

O ciclo Em Busca do Sentido Perdido: Diálogos Interdisciplinares sobre Ciência e Transcendência terá ao todo quatro encontros. O objetivo é tratar das mudanças ocasionadas pelo declínio das grandes ideologias políticas e discutir a produção de sentido nesse novo contexto sociocultural.

De acordo com Sorj, o cotidiano vem sendo invadido pelas preocupações imediatas de sucesso, status e consumo, por meios de comunicação que transmitem uma enxurrada de informações imediatistas que se esgotam em si mesmas e por laços sociais transferidos para redes sociais, nas quais a quantidade substitui a densidade.

"Vivemos num mundo no qual a tecnologia permeia cada passo de nossas vidas, mas não entendemos como ela funciona; a comunicação é onipresente, mas seu conteúdo é raso; o tempo se esgota no presente e na insegurança sobre o que o futuro trará; e a procura da felicidade eliminou o sofrimento da vida coletiva para ser entregue nas mãos de terapeutas e fármacos", acrescenta o sociólogo.

Com foco nesse panorama de transformações, o ciclo se concentra em algumas questões-chave: Qual é o papel da universidade e do conhecimento científico neste cenário? Existe um novo ponto de encontro entre as ciências naturais e as humanas? Há espaço para um diálogo entre produtores de conhecimento científico e outras áreas que refletem sobre a condição humana? Como o local e o global interagem e produzem novas sínteses culturais?

Foto: Université Paris Descartes