Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Especialistas analisam o papel da mobilidade urbana na luta pelo direito à cidade

Especialistas analisam o papel da mobilidade urbana na luta pelo direito à cidade

por Victor Matioli - publicado 21/05/2018 17:11 - última modificação 21/05/2018 17:11

A função da mobilidade urbana na manutenção do direito à cidade será debatida em um seminário no IEA, no dia 8 de junho, às 10h. Cunhado em 1968 pelo filósofo francês Henri Lefebvre, o termo “direito à cidade” é relacionado à construção de uma cidade voltada para as necessidades das pessoas, que promova o encontro entre os diferentes.
Mobilidade e direito a cidade

A função da mobilidade urbana na manutenção do direito à cidade será debatida em um seminário no IEA, no dia 8 de junho, às 10h. Cunhado em 1968 pelo filósofo francês Henri Lefebvre, o termo “direito à cidade” é relacionado à construção de uma cidade voltada para as necessidades das pessoas, que promova o encontro entre os diferentes. O evento Mobilidade Urbana e Direito à Cidade é público e gratuito, com transmissão ao vivo pela web. Os interessados em participar presencialmente devem se inscrever previamente.


O conferencista será Jorge Luiz Barbosa, especialista em geografia urbana e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). A moderação será de Ana Fani Alessandri Carlos, professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenadora do Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica, que organiza o evento.

De acordo com os organizadores do evento, “a questão da mobilidade, no âmbito do direito à cidade, coloca em causa as desiguais espacialidades dos sujeitos sociais”. Para eles, em um contexto de generalização urbana — ou urbanização —, a mobilidade dos indivíduos é determinante para a qualidade dos encontros mediados pelos espaços urbanos: “Ela explicita os lugares que podemos ir e vir, morar e trabalhar, festejar e viver nossa humanidade”.

Às cidades industriais que valorizavam o desenvolvimento econômico em detrimento do desenvolvimento humano, Lefebvre dava o nome de não-cidades. É frente a este horizonte de negação dos espaços urbanos aos cidadãos que os organizadores do encontro acreditam ser necessário pensar a mobilidade: “O debate crítico da mobilidade urbana é um recurso e fundamento para a conquista do direito à cidade”.

Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil


Mobilidade Urbana e Direito à Cidade
8 de junho, 10h
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público e gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Para acompanhar presencialmente, é necessário se inscrever
Mais informações: Cláudia R. Pereira (clauregi@usp.br); telefone (11) 3091-1686
Página do evento