Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Grupo do IEA lança relatório com propostas para renovação das universidades

Grupo do IEA lança relatório com propostas para renovação das universidades

por Victor Matioli - publicado 02/10/2018 11:10 - última modificação 09/10/2018 11:51

Encontro "A Universidade Diante do Espelho" acontece no dia 10 de outubro, às 14h, e é organizado por grupo do IEA que pensa ações para que a universidade se adapte às demandas do ensino superior deste século.

Reitoria USPO grupo A USP Diante dos Desafios do Século 21, que pensa ações para que a universidade se adapte às demandas do ensino superior deste século, se reunirá no dia 10 de outubro, a partir das 14h, para apresentar um relatório no qual são discutidos as transformações contemporâneas e os pontos críticos do ensino superior, assim como os desafios e as propostas para a USP.

Os interessados em participar presencialmente do seminário A Universidade Diante do Espelho devem se inscrever com antecedência. Haverá transmissão ao vivo pela internet, para a qual não é necessário se inscrever.

Luiz Bevilacqua, professor visitante do IEA e coordenador do grupo de trabalho, acredita ser necessário questionar regras antigas e lutar por novos estatutos, mais flexíveis e adequados à dinâmica atual. Para ele, oito fatores são responsáveis pelos novos desafios impostos às universidades:

  • O acelerado avanço e bifurcação do conhecimento;

  • As demandas (manifestas e latentes) da sociedade;

  • A inserção (necessária, porém difícil) na política de estado;

  • A universalização e a internacionalização;

  • O multiculturalismo e a etnodiversidade;

  • A sustentação da autonomia nacional;

  • Os custos e a crise de identidade;

  • A dificuldade de escolha entre vários modelos possíveis.

Além de Bevilacqua, participam do encontro outros quatro membros do grupo de trabalho: Guilherme Ary Plonski, vice-diretor do IEA-USP, Elizabeth Balbachevsky, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e Naomar de Almeida Filho, ex-reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFBA). Outros seis intelectuais, de diversas áreas e instituições, completam o grupo de participantes.

Durante o evento, será lançado o relatório “A USP Diante dos Desafios do Século XXI”, criado pelo grupo. Serão discutidos também autonomia e internacionalização da universidade, métodos de avaliação e excelência e a inserção da universidade no universo digital.

Bevilacqua entende que, frente às demandas atuais, não há mais tempo para pensar e decidir: “É preciso assumir riscos”. Para tanto, ele defende que a universidade deve “sair da frente do espelho e olhar para fora de si mesma”.

Foto: Marcos Santos/Jornal da USP

Programação


A Universidade Diante do Espelho
10 de outubro, às 14h
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Para acompanhar presencialmente, é necessário se inscrever
Mais informações: Marisa Macedo (marmac@usp.br); telefone (11) 3091-8677
Página do evento