Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Espetáculo com Antonio Nóbrega marcou lançamento de "Estudos Avançados" 76

Espetáculo com Antonio Nóbrega marcou lançamento de "Estudos Avançados" 76

por Flávia Dourado - publicado 28/11/2012 18:05 - última modificação 28/01/2014 10:01

No evento, que foi realizado no dia 11 de dezembro, o artista apresentou uma versão do espetáculo "Naturalmente — Teoria e Jogo de uma Dança Brasileira".

Um misto de poesia, música, teatro e dança marcaram o lançamento do número 76 da revista Estudos Avançados, que aconteceu no último dia 11 de dezembro, às 17 horas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. O responsável pelo espetáculo foi o músico e dançarino pernambucano Antonio Nóbrega, do Teatro Brincante, que apresentou um versão solo do seu premiado "Naturalmente — Teoria e Jogo de uma Dança Brasileira", no qual explora as raízes das manifestações artísticas corporais típicas da cultura popular do Brasil com uma coreografia entremeada por falas.

Antonio Nóbrega
Antonio Nóbrega apresentará uma versão de Naturalmente

Uma versão ampliada e mais aprofundada do texto do espetáculo está registrada em artigo homônimo, de autoria do artista, publicado na seção "Música, Teatro e Dança" da edição. Tanto no artigo quanto no espetáculo, Nóbrega procura mostrar que existe uma dança genuinamente brasileira, fruto do sincretismo das matrizes indígena, negra e ibérica que compõem o patrimônio cultural do país.

DOSSIÊ
Dedicada à arte e à cultura, a edição 76 de "Estudos Avançados" tem como destaque o dossiê "Tradução Literária", com 18 artigos. O editor da revista, professor Alfredo Bosi, diz que "o interesse pelo tema vem de longe, mas cresceu ultimamente em virtude do alto número de excelentes traduções de obras poéticas e narrativas" lançadas no país. Para ele, a demanda por obras traduzidas tem aumentado, ao mesmo tempo em que o mercado de tradução tem se profissionalizado: "A improvisação deu lugar à formação profissional que tende a substituir o autodidatismo pelo estudo acadêmico sistemático".

Em "Notas de um Tradutor em 2012", Rubens Figueiredo aborda essa profissionalização, ainda que de maneira indireta, ao ressaltar que o tradutor não deve perder de vista o contexto em que a obra foi escrita. Partindo de sua experiência em traduzir a literatura russa para o português, ele afirma que uma boa tradução precisa preservar as marcas deixadas pelos autores que dão um tom crítico e questionador ao texto original.

Capa Revista Estudos Avançados 76
Leia artigo sobre a edição publicado no Jornal da USP

A qualificação das obras traduzidas também é abordada em "Tradução e Ilusão". No artigo, Paulo Henriques afirma que os tradutores literários atuais vêm procurando reproduzir as obras originais da forma mais fiel possível em termos de sentido, forma e estilo. Segundo o autor, esses profissionais "não se deixam levar pela retórica do anti-ilusionismo, esforçando-se ao máximo para produzir textos destinados a substituir, e não comentar nem criticar os originais".

Já Paulo Bezerra defende, em "A Tradução como Criação", que a "ilusão de literalidade" é um dos maiores perigos para o tradutor. De acordo com ele, o texto traduzido é fruto de um trabalho de interpretação e compõe, por isso, um produto secundário, derivado da obra original, que surge do "diálogo de individualidades criadoras de diferentes culturas".

Outros artigos do dossiê tratam da ilusão da literalidade a partir de diferentes perspectivas e englobam a tradução de poesias e romances escritos em russo, inglês, italiano, francês, romeno, grego antigo e norueguês, além de relatos míticos produzidos em araweté e marubo, línguas de dois povos indígenas brasileiros.

PLURALIDADE
Além do dossiê "Tradução Literária, a revista traz mais 13 textos divididos entre as seções "Graciliano Ramos: 120 Anos", "Cultura", "Língua e Poesia" e "Música, Teatro e Dança", incluindo o artigo de Antonio Nóbrega.

A edição conta, também, com uma seção de resenhas e uma entrevista com o historiador José Murilo de Carvalho, da Academia Brasileira de Letras, sobre aspectos diversos do neoliberalismo no Brasil, que inaugura uma série de depoimentos de grandes pensadores brasileiros.

ASSISTA AO VÍDEO DO EVENTO.

Foto: Sílvia Machado