Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Estações Luz e Oscar Freire do metrô recebem mostra “Do Macaco ao Homem”, de Walter Neves

por Victor Matioli - publicado 05/12/2018 13:50 - última modificação 18/12/2018 15:34

A iniciativa faz parte da proposta de Neves de “fortalecer a divulgação científica para além dos muros da Universidade”, sugerida em seu projeto de entrada no Instituto. Até 7 de janeiro, a exibição ficará na estação Luz do metrô e, a partir de então, migra para a estação Oscar Freire.
Walter Neves - Perfil
O pesquisador Walter Neves

Entre os dias 1° de dezembro de 2018 e 31 de janeiro de 2019, a Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo recebe a exposição itinerante “Do Macaco ao Homem”, que tem como curador Walter Neves, professor sênior do IEA-USP. A iniciativa faz parte da proposta de Neves de “fortalecer a divulgação científica para além dos muros da Universidade”, sugerida em seu projeto de entrada no Instituto. Primeiro a exibição fica na estação Luz, e a partir de 7 de janeiro, começa na estação Oscar Freire.

De acordo com Neves, “a intervenção artística tem como objetivo transmitir informações sobre o desenvolvimento da nossa espécie ao público, especialmente aos jovens”. Para garantir a comunicação com os visitantes, a exposição apresenta o conhecimento científico de maneira atraente e lúdica. “No momento, já é possível caracterizar, com um elevado grau de certeza, os principais passos da nossa linhagem evolutiva”, conta o antropólogo. Recentemente aposentado do Instituto de Biociências (IB) da USP, Neves foi o responsável pelos estudos de "Luzia", o esqueleto humano mais antigo já encontrado nas Américas.

A exposição foi organizada em parceria entre a ViaQuatro, concessionária da linha 4-Amarela, o Museu Catavento, o IEA-USP e o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, fundado e coordenado por Neves no IB-USP.

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP

Serviço:
Exposição “Do Macaco ao Homem”
Estação Luz – 1° de dezembro de 2018 a 7 de janeiro de 2019
Estação Oscar Freire – 7 a 31 de janeiro de 2019