Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ética e ataque: a resposta ao uso de armas químicas na Síria

Ética e ataque: a resposta ao uso de armas químicas na Síria

por Mauro Bellesa - publicado 09/09/2013 17:20 - última modificação 04/02/2016 14:28

Mesa-redonda realiza-se no dia 11 de setembro, às 10 horas, e tratará das relações entre ética universal, diferenças políticas e governança geopolítica.

Relacionado

Vídeo / Fotos

O programa "IEA Debate: A Crise na Síria", baseado na mesa-redonda
Ética e Ataque, será apresentado pela TV USP nos dias 13 (23 horas), 14 (4h30) e 18 (0 hora) de setembro. A TV USP é transmitida pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 (NET), 71 (Vivo TV) e 187 (Vivo TV Digital).

No momento em que o Congresso americano delibera sobre a autorização para Barack Obama

determinar um ataque às instalações militares da Síria em resposta às evidências de uso de armas químicas pelas tropas de Bashar al-Assad, com a morte de 1.400 civis, o IEA e o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP realizam a mesa-redonda "Ética e Ataque", no dia 11 de setembro (quarta-feira), às 10 horas, na Sala de Eventos do IEA.

A mesa-redonda tratará das relações entre ética universal, diferenças políticas e governança geopolítica. Os debatedores serão o filósofo e antropólogo Massimo Canevacci, o filósofo Renato Janine Ribeiro, o sociólogo Bernardo Sorj (via Skype) e os juristas Pedro DallariDeisy Ventura.

Os debatedores refletirão sobre respostas para duas questões: ações políticas podem resolver conflitos internacionais, evitando-se o uso da força? a ética pode ficar indiferente à monstruosidade do uso de armas químicas?

Prováveis vítimas de arma químico em Douma, Síria
Prováveis vítimas de armas químicas em
foto divulgada pelo Gabinete de Mídia
de Douma, cidade próxima a Damasco

Entre os aspectos a serem abordados no encontro estão os valores políticos básicos — numa visão humanista das relações entre diferentes culturas —, a geopolítica e os direitos humanos, a governança global, a questão da soberania nacional e o papel da ONU perante o caso sírio.

A mesa-redonda será transmitida ao vivo pela web. Os interessados em assistir ao evento presencialmente devem se inscrever enviando mensagem para sedini@usp.br. A Sala de Eventos do IEA fica na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização).